Camisetas Guanabara.info !! Garanta já a sua!

O 4G está chegando ao Brasil: Claro 4G Max

Categorias: Hardware, Notícias, Vitrine [Privado]

11 comente

As redes de dados celulares brasileiras estão prestes a receber uma nova atualização na sua tecnologia: o LTE, popularmente conhecido como 4G. Aqui em terras tupiniquins, várias operadoras já anunciaram o suporte à tecnologia LTE, incluindo a Claro que está lançando os planos 4G Max que prometem altas taxas de transferência, que podem chegar a impressionantes 100 Mbps.

A evolução do 1G ao 4G

Na verdade, a nomenclatura dos “Gs” é apenas uma referência comercial para as gerações das tecnologias de transmissão de dados através de redes celulares. Tecnicamente, o nome da tecnologia é Long Term Evolution, ou simplesmente LTE.

A primeira geração de redes de dados móveis, que hoje conhecemos como 1G, surgiu na década de 80 com a tecnologia Advanced Mobile Phone System, ou AMPS. Como todo primeiro padrão, o AMPS sofreu com muitos problemas de interferência e clonagem, além de funcionar completamente em modo analógico. As taxas de transferência dessa época eram abaixo dos 10 Kbps.

Uma década depois, nos anos 90, surgiram as primeiras tecnologias digitais para redes celulares. Tecnologias que nasceram nessa época como GSM e outras que surgiram depois, como GPRS e EDGE (conhecidas como 2.5G) são suportadas até hoje nos celulares nacionais e garantem taxas de transferência da ordem de 10 a 100 Kbps apenas.

Apenas como curiosidade, foi nessa época de transição entre analógico e digital que surgiu a possibilidade de enviar mensagens de texto entre os aparelhos: o SMS.

Mais 10 anos se passaram e em meados de 2001 surgem as primeiras tecnologias 3G que consolidaram o uso da Internet móvel para os aparelhos celulares. Tecnologias como WCDMA, EVDO e HSPA fazem parte dessa geração que rompeu a barreira do Megabit por segundo (Mbps), além de permitir o uso de seu aparelho em lugares fechados como túneis e metrô.

Fonte da imagem: Teleco

Há alguns meses, entramos em contato com padrões avançados que não chegavam a ser 4G, mas demonstravam o caminho que a nova geração ia trilhar. Conhecidas como 3G+, as tecnologias HSMA+ e a primeira versão do LTE permitem taxas de 1 Mbps até 12 Mbps. A Claro tem suporte a HSMA+ em seus planos 3G Max.

As tecnologias 4G que estão chegando prometem aumentar a velocidade de navegação em mais de 100 vezes em relação aos padrões 3G que temos hoje no mercado. Algumas necessidades do mundo moderno como acessar a rede em um carro em movimento são consideradas pelo padrão LTE, e todos nós sabemos o quanto isso é difícil com o nosso 3G atual.

As redes 4G já estão em pleno crescimento nos EUA, Ásia e Europa e além do LTE Advanced, existe o padrão WiMAX que funciona essencialmente nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, foi escolhido o uso do LTE.

Comparação de velocidade entre 3G e 4G

É claro que o simples fato de falar que os planos 3G chegam em média a 2 Mbps, e que as tecnologias 4G vão permitir transferências de 100 Mbps já dá a noção do que vem por aí, mas vamos ilustrar mostrando um vídeo comparativo feito pelo site iClarified que compara as velocidades utilizando o serviço gratuito SpeedTest.

Claro 4G Max

O Brasil será o primeiro país da América Latina a receber a tecnologia 4G de redes celulares. O plano do governo é que tudo esteja instalado e perfeitamente funcionando nas cidades sedes e subsedes até a Copa do Mundo de 2014.

A Claro assumiu um compromisso com a Anatel de oferecer planos 4G para clientes até Abril de 2013 nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Ainda em 2013 algumas outras metrópoles como São Paulo e Porto Alegre também receberão o serviço.

E se você está achando que o 4G ainda está muito longe de funcionar no Brasil, a Claro já está realizando testes nas cidades de Campos do Jordão (SP), Búzios e Paraty (RJ) e alguns clientes já estão podendo experimentar essa impressionante tecnologia.

O plano de implantação da Claro se completa em Dezembro de 2017, quando todas as cidades com mais de 30 mil habitantes contarão com Internet 4G.

Para maiores informações sobre a tecnologia Claro 4G Max e notícias sobre o mercado 4G no Brasil, acesse http://4g.claro.com.br.


Related Posts with Thumbnails
  • joão neto
    15 - feira nova

    ei guanabara iar blz
    amei a materia e tou afim de te pedir uma que é sobre o windows 8 o que voce acha que eu devo trocar o meu sistema pelo 8 ou deixo o meu 7
    eu to aqui com um aplicativo que faz o seu pc simular o windows 8 achei um barato mais os meus amigos dizem que o novo windows vai ter coisas que terão que pagar mensamente iae o que faço

    [Responder]

    outubro 31, 2012 @ 7:19 pm
  • 29 - guarapari

    Guanabara, cade as aulas de html?

    [Responder]

    novembro 1, 2012 @ 4:18 pm
  • @edsonmaiap - 31 anos - Macapá-AP

    Excelent post sobre Internet 4G no Brasil.

    [Responder]

    novembro 1, 2012 @ 5:13 pm
  • Adilson José Oliveira

    hahaha ta de brincadeira, a claro não pega nem em 1g, muito menos em 4g.

    [Responder]

    novembro 1, 2012 @ 9:53 pm
  • @duduindo - 21 - Carapicuíba - SP

    Claro.. kkkkkkkkkkkkkk’

    coitado de nós.

    [Responder]

    novembro 2, 2012 @ 7:14 pm
  • @omeletesemsal - 15 - Santo André

    Estou “precisado” da 4G, no momento estou com uma 3G que está difícil, vou olhar bem e talvez comprar este plano. Abraço, Guanabara.

    [Responder]

    João Paulo Polles Respondeu:

    @Kevin Oliveira (@omeletesemsal), Kevin, na boa, seria uma boa contratar um plano de internet banda langa do plano de internet banda larga popular do governo, eu vi em algumas operadoras e encontrei, eu ainda não vi no site da claro, mas em algumas outras operadoras fixas e também móveis eu encontrei no preço de 29,80 por mes…(velocidade máxima 512kbps…)

    [Responder]

    novembro 5, 2012 @ 1:51 am
  • Luiz Carlos

    e (Claro) que seremos enganados.
    e (Claro) que pagaremos mais caro.
    e (Claro) que o povo brasileiro aceitara mais essa calado.

    [Responder]

    novembro 8, 2012 @ 12:25 pm
  • @edsonmaiap - 31 anos - Macapá-AP

    Novamente irei indicar o Guanabara.info para os meus alunos. Agora os do Curso Técnico em Informática para Internet do CEPA.

    [Responder]

    novembro 14, 2012 @ 10:02 pm
  • Difícil é ter um preço justo e uma internet de boa qualidade, independente da tecnologia.

    [Responder]

    novembro 22, 2012 @ 10:10 pm
  • CristianiPereira
    25anos - Pedra Preta

    seria bom internet mais rapida m aqui pra
    nois no mato grosso

    [Responder]

    abril 28, 2013 @ 8:59 pm

Comentar