Camisetas Guanabara.info !! Garanta já a sua!

Software i-Tree é capaz de calcular o real valor das árvores

Categorias: Inovações, Notícias, Sustentável

5 comente

Sempre se falou sobre a importância das árvores: para o meio-ambiente, economicamente, etc.

Mas qual o real valor econômico delas?

Através de um software, o i-Tree, agora será possível calcular e avaliar o valor econômico das árvores e quantificar a contribuição das árvores no ambiente urbano.

Você sempre soube que as árvores contribuem imensamente para sua cidade, tanto na absorção de carbono do ar quanto na estética. Com a ferramenta i-Tree, ou seja, um conjunto de softwares disponíveis gratuitamente a partir do Serviço Florestal dos EUA, uma análise é fornecida através de cálculos e instrumentos de avaliação para quantificar a contribuição das árvores no ambiente urbano, permitindo que as comunidades compreendam os benefícios econômicos de proteger suas florestas urbanas.

O conjunto i-Tree conta com cinco aplicações, duas ferramentas de análise e avaliação de três programas:

* i-Tree Eco – Utiliza dados de campo de diversas árvores junto com os dados meteorológicos e de poluição do ar para quantificar a estrutura da floresta urbana, impacto ambiental e valor para a comunidade local;

* i-Tree Ruas – Quantifica o valor econômico das árvores de um município por meio do cálculo dos benefícios ambientais e estéticos;


* i-Espécies Arbóreas
– Aconselha sobre quais as espécies de árvore são as mais adequadas para se plantar em dada floresta urbana, com base na área geográfica e na função a que se destina;

* i-Tree Storm – Oferece uma ferramenta de avaliação de danos causados por tempestades, fornecendo ainda informações sobre o tempo e o dinheiro necessários para cobrir os danos;

* i-Tree Vue (Beta) – Avalia a cobertura do solo local, a copa das árvores e os serviços subsequentes previstos para o ecossistema e modela os cenários de potencial plantio.

A ferramenta pode ser utilizada para compreender a contribuição feita por uma única árvore, ou por uma floresta – ela fornece os dados básicos sobre os quais o valor pode ser calculado. A maioria dos serviços prestados pelas árvores não são captados economicamente: como por exemplo o ar limpo, que todo mundo quer, mas nunca se considera seu preço. Espera-se que com esta ferramenta que revela o valor das árvores, seja possível intensificar os esforços para proteger o ecossistema local e ajudar os planejadores na tomada de decisões de uma melhor gestão em benefício da comunidade.

Desenvolvedores da Estação de Pesquisa do Sudoeste do Pacífico e da Universidade da Califórnia criaram um modelo de cálculo do benefício das árvores, que foi usado em Nova York e determinou que as cerca de 600 mil árvores nas ruas resultam em benefício anual para os Estados Unidos de 122 milhões de dólares, mais de cinco vezes o custo de sua manutenção. Já em Chicago, calculou-se que, em 2007, a cidade contava com mais de 3,5 milhões de árvores, que foram derrubadas, acarretando um prejuízo de 888 toneladas de poluentes a cada ano no valor de 6,4 milhões de dólares por ano, a perda de armazenando de 716 mil toneladas de carbono com um valor de 14,8 milhões de dólares por ano.

Usando o i-Tree com informações adicionais a partir de um estudo realizado por Geoffrey Donovan e David Butry da Pacific Northwest Research Station, o efeito das árvores sobre o mercado imobiliário também foi calculado. Por exemplo, a presença das árvores nas ruas aumenta os preços de venda em Portland leste, a uma média de pouco mais de 8,8 mil dólares, e árvores de sombra crescendo ao lado das paredes sul e oeste de casas em Sacramento reduziu a necessidade de ar condicionado, o que subtraiu em média U$ 25,16 de cada fatura de eletricidade.

O software também está sendo utilizada pela Liga Nacional de Futebol, que a usa para reduzir o impacto ambiental do Super Bowl com o plantio de árvores em cidades-sede. Internacionalmente, ele está sendo testado em Torbay, no Reino Unido.


Related Posts with Thumbnails

Comentar