Camisetas Guanabara.info !! Garanta já a sua!

Cobertura do I WordPress Meetup RJ

Categorias: Desenvolvimento, Eventos, Notícias, Wordpress

17 comente

No dia 05 de Fevereiro aconteceu o I WordPress Meetup Rio de Janeiro. O evento foi organizado pelos nossos amigos Cadu de Castro Alves, Guga AlvesLuis Victor Quintas e Anderson Clayton. Tive o grande prazer de comparecer nesse evento, que conseguiu reunir pessoas com interesse em WordPress (desde iniciantes, blogueiros, programadores, designers, webwriters, profissionais de marketing, empreendedores…), e que foi marcado por palestras excepcionais de profissionais que fazem uso da famosa ferramenta de CMS.

Para quem não pôde comparecer no evento, segue os melhores momentos:

O início…

Com o auditório do Instituto Infnet lotado, Guga Alves falou como seria o evento e apresentou os participantes e suas palestras.

Vejam como estava cheio:

Palestra I – Cristiano Santos: “Case do Website Imóvel RJ“

A primeira palestra do Cristiano Santos, o @CristianoWeb, foi o case de sucesso do Website Imóvel RJ, que logo de início assustou o público ao dizer que não sabia nada de WordPress (é lógico que foi uma brincadeira) mas a intenção foi mostrar as facilidades e vantagens ao se utilizar o WordPress. Também foi citado o crescente número de grandes empresas que utilizam essa ferramenta, o crescimento do mercado imobiliário na internet, o rápido retorno de investimento causado pela agilidade e flexibilidade proporcionada pelo WordPress, a adequação do projeto às reais necessidades do cliente, e a importância da confidencialidade em seus projetos (não é legal você fazer um site igual para o concorrente de seu cliente, né!).

Foi citada a utilização dos plugins:

Contact Form 7 – Para a personalização de formulários de contato.

More Fields – Para adicionar campos extras em sua página de edição de admin.

Confira a vídeo apresentação:

#WPmeetupRJ – Case do Imóvel RJ por cristianowebnet no Videolog.tv.

O slide da palestra de Cristiano Santos: “Case do Website Imóvel RJ“ está disponível também no slideshare.

Sobre o palestrante:
Cristiano Santos já foi vendedor de sapatos, promotor de brinquedos e até cobrador de telemarketing. Na Internet é mais conhecido como @cristianoweb e trabalha como designer desde 2001, mas foi somente em 2007 que descobriu as maravilhas dos CMS e desde então se especializou em layouts focados em negócio baseados em WordPress.

Mini-curso iniciante – Ramon Bispo: “WordPress de A a W”

Com um mini-curso bem prático de como criar um blog em WordPress, Ramon Bispo mostrou o quanto é simples a instalação, e não foi necessário o uso de slides na apresentação. Indicou os requisitos para instalar o wordpress localmente em seu computador (ter um servidor web rodando PHP e do banco de dados mySQL) o que pode ser feito facilmente instalando os pacotes Xampp, Wamp Server ou Easy PHP e fazendo o download pacote de instalação do WordPress

Demonstrou a edição do arquivo Wp-config.php em um editor de textos e como preencher suas informações de conexão do banco de dados, a criação de usuário e senhas, a utilização de widgets, entre outros.

Deu uma dica de mySQL, para evitar problemas com acentuação configurando os caracteres para utilizar a codificação em UTF-8 (que segundo a IETF-Internet Engineering Task Force, todos os protocolos de internet devem suportar pelo menos o UTF-8):

Destacou o cuidado com o excesso de requisições de Javascript e CSS gerado pelos temas e plugins, e sobre temas de wordpress não confiáveis.

Foi citada a utilização dos plugins:

Firebug é um addon para o firefox essencial para qualquer desenvolvedor web, pois permite ao desenvolvedor depurar, editar e monitorar CSS, HTML, DOM e JavaScript em tempo real na página.

WP System Health – Plugin para wordpress que informa o uso de memória consumido pelo PHP, a versão do PHP, do WordPress e da base de dados, para identificar se é necessária alguma alteração para que o servidor não fique sobrecarregado.

Sobre o palestrante:
Ramon Bispo trabalha como freelancer desenvolvendo produtos e serviços para internet. Além de evangelista de Web Standards, é idealista de boas práticas de desenvolvimento web e também é conhecido por trabalhos em design gráfico, web design, User Interface, User Experience e programação. Siga-o no Twitter: @RamonPage

Mini-curso profissional – Richard Barros: “Aprendendo a fazer plugins para WordPress“

Em sua palestra Richard Barros mostrou como fazer um plugin para wordpress, o passo-a-passo mostrou desde o caminho da pasta onde devemos armazenar até exemplos de como editar o arquivo do plugin (o que deve conter nele).

Explicou que são Hooks, Actions, Filtros, e uso de Shortcode API.

Mostrou como criar um plugin anti-spam e um plugin de censura.

Destacou a importancia de elaborar um código seguro, de lembrar do encoding dos arquivos (UTF-8), o cuidado que devemos ter com permissões de usuários, minimizar a quantidade de registros no banco de dados, e consultar o codex sempre que houver dúvidas.

Richard Barros é sócio-fundador da RBInterativa, presta consultoria em gestão e desenvolvimento de projetos web. Trabalha com Web há 9 anos e mantém o blog www.richardbarros.com.br. Siga-o no Twitter:@richardbarros

Palestra II – Gustavo Bordoni: “Escolhendo plugins com segurança”

Gustavo Bordoni ou @webord (que também é editor do Guanabara.info) com a palestra “Escolhendo plugins com segurança” apresentou inúmeras dicas de segurança essenciais para a escolha de plugins para wordpress, como:

  • Não atualizar o wordpress assim que sair uma nova versão
  • Tirar os formulários do local padrão, ter sempre um backup do banco de dados podendo utilizar o Dropbox , o Amazon S3 ou até mesmo o Gmail.
  • Criar outro usuário com permissão administrativa e deletar o  usuário padrão(admin), para diminuir a invasão de bots.
  • Falou sobre o cuidado que devemos ter ao configurar o .htaccess, o wp-config.php (mudar o prefixo padrão das tabelas e arquivos de configuração), e as permissões em pastas e arquivos utilizando o CHMOD777.
  • Sugeriu o uso do programa 1Password para salvar suas senhas, ao invés de utilizar senhas simples.

Foi citada a utilização dos plugins:

Akismet –  WP DB Backup – W3 Total Cache – Platinum SEO Pack – Gravity Forms

Contact Form7 – WP Security Scan – WP reCAPTCHA – Security WordPress

Sites para consulta:

Digging into WordPress –   WPPlugins –  Perishable Press

Code Canyon – WordPress.org Plugins – WordPress MU Dev

Sobre o palestrante:

Gustavo Bordoni começou a desenvolver ainda no começo da adolescência com um site de Animes, quando começou seu interesse pela ferramenta. Desenvolvedor WordPress há 5 anos, mexe desde a versão “Billy Strayhorn”. Já trabalhou com desenvolvimento de plugins, temas e participa do desenvolvimento da ferramenta todas a vezes que possível. Siga-o no Twitter: @webord

Palestra III – Bruno Dulcetti: “A importância do conteúdo em vídeo para blogs”

A última palestra, que aconteceu logo após o coffee-break, teve um tema muito interessante sobre conteúdo em vídeo para blogs. Logo no início com a pergunta “Se os blogueiros são os mesmos? O que está diferente?”, Bruno Dulcetti mostra o diferencial que os vídeos podem proporcionar aos blogs citando como exemplo diversos blogs e vlogs (videoblog) que fazem sucesso atualmente com o uso dessa ferramenta.

Durante a palestra foram exibidos vários vídeos, em um desses vídeos tivemos dicas de como produzir um vlog com qualidade:

  • Iluminação adequada, o seu rosto precisa estar bem iluminado;
  • A escolha de um tema de seu interesse ou de algum assunto que você domine, algo que goste de fazer;
  • Não usar materiais de terceiros (músicas, imagens, etc.) sem autorização;
  • A qualidade do som é essencial;
  • Na edição deixe seu vídeo mais atraente para seu público, corte trechos onde aconteçam pausas (para respiração, para pensar no que irá dizer ou fazer, etc.);

Outro ponto citado foi a integração do Videolog com o WordPress, se o seu blog for wordpress.com você pode clicar no símbolo do wordpress e copiar o shortcode para inserir em seu post sem precisar copiar um código grande para colar. Existe também um plugin para o wordpress.org. Ainda tivemos a notícia de que a API do Videolog será liberada em breve.

Sobre o palestrante:

Bruno Dulcetti é Pós-graduado em Interface, Internet e Multimídia pela UFF. Trabalha atualmente como gerente de projeto da Videolog Inc e já passou por grandes empresas com Globo.com, e também é professor na Faculdade CCAA. Siga-o no Twitter:@dulcetti

Desconferência

A desconferência com todos os palestrantes começou com o wordpress, mas passou pelos mais variados assuntos entre eles educação e tecnologia.

Mas foi só isso?

Não, além das ótimas palestras, também teve mais…

A presença de João Barroca mais conhecido como @Beduino falando sobre a comunidade WordPress-BR, e uma de suas citações que bombou no twitter durante o evento  “WordPress não é código, é poesia!”.

Também compareceu ao evento o escritor Maurício Samy Silva, o @Maujor, autor dos livros “Javascript – Guia do Programador”, “Construindo sites com CSS e (X)HTML”, “Ajax com jQuery” entre outros, e ainda trouxe alguns exemplares de seus livros para sortear.

O coffee-break… foi um luxo! Estava muito bom!

Quem acessa o Foursquare podia fazer check-in no WordPress Meetup RJ.

Sorteio de vários brindes dos patrocinadores do evento, até eu ganhei brinde!!! :D

A hashtag virou trending topics, nos TTs do Rio de Janeiro

Outras informações sobre o evento você encontra no facebook e na busca do twitter pela hashtag #WpMeetupRJ

Créditos:

Aos organizadores,

Cadu de Castro Alves
É sócio-fundador do BeesOffice Espaço de Coworking e da Blue Factory Solutions. Possui 8 anos de experiência no desenvolvimento de websites e trabalhou em projetos da Rádio CBN, Beat98, SporTV, Esporte Interativo e Fantástico. Utiliza WordPress desde a versão 1.2 e é apaixonado pela ferramenta. Siga-o no Twitter: @castroalves
Guga Alves
Analista de Sistemas pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing Digital, professor de Marketing Digital do Instituto Infnet e fundador e colunista do site Tudo Para WordPress. Ministra palestras sobre SEO e WordPress. Siga-o no Twitter: @GugaAlves
Luis Victor Quintas
É criador do TwitVou.com, um aplicativo integrado ao Twitter para cadastro de convites para eventos e encontros, fundador e colunista do Portal WordPress e do Blog Info Brasil. É líder da equipe administrativa da Empresa Júnior do Colégio de Aplicação da UBM e está no último ano do curso técnico em Informática. Siga-o no Twitter: @luisvquintas
Anderson Clayton
Cofundador da Comunidade WordPress-BR, formado em Tecnologia Web e pós-graduado em Marketing Estratégico, trabalha há mais de 10 anos com desenvolvimento de sites e é fascinado por WordPress. Siga-o no Twitter: @duquebilly

E aos participantes:

Related Posts with Thumbnails
  • njúnior
    @njunior - 25 - Angra dos Reis

    Gostei do artigo me arrependo mto de não ter ido..
    muitas coisas que não conhecia…
    agora fico pra proxima..
    abs
    valeu Cris bjs

    [Responder]

    Cristiane Souza - @CR15 Respondeu:

    @njúnior, Pode deixar que no próximo evento eu te aviso! Vai rolar a caravana da Costa Verde do Rio…. rsrsrs Angra, Mangaratiba, Itacuruçá(onde eu moro…) ;-)

    Beijos!!!

    [Responder]

    fevereiro 8, 2011 @ 9:50 am
  • @guisantogui - 19 anos - Porto Alegre

    Já que falaram sobre plugins tenho uma dúvida com o All in One SEO pack, devo colocar as tags no campo junto ao post, ou na área reservada pelo plugin? Ou ainda nos dois!?

    [Responder]

    Cristiane Souza - @CR15 Respondeu:

    @Guilherme, Gui!!
    Essa eu pulo e deixo para os amigos especialistas no assunto…
    Vou pedir para alguém te dar um help depois!!!

    Beijos!!!

    [Responder]

    Guilherme Respondeu:

    @Cristiane Souza – @CR15, Mesmo assim obrigado Cristiane, vou ficar no aguardo =D

    [Responder]

    fevereiro 8, 2011 @ 10:47 am
  • Parabéns pela cobertura :)
    Até o próximo

    [Responder]

    fevereiro 8, 2011 @ 11:35 am
  • Rafael Pimentão
    26 Anos - Belo Horizonte

    Se eu morasse ai, com certeza teria ido ao evento. Mas aqui em Minas só fico babando .rs

    [Responder]

    Cristiane Souza - @CR15 Respondeu:

    @Rafael Pimentão, Tinha um mineiro lá… o @Keppelen!!!
    Quem sabe em breve não rola um WPMeetupMG conversa com o pessoal do @WPMeetupRJ

    [Responder]

    fevereiro 8, 2011 @ 12:55 pm
  • @dulcetti - 27 - Rio de Janeiro

    Da-lhe moça. Bom artigo, pegou direitinho o conteúdo e falou bem. Valeu pela citação.

    E eu ainda acho que o bate papo, mesa redonda foi a melhor parte do evento, com todos da plateia e palestrantes falando, com vários pontos de vistas e posições.

    Parabéns pelo artigo, abs e até a próxima ;)

    [Responder]

    fevereiro 8, 2011 @ 4:57 pm
  • 24 - Angra dos Reis

    Por favor, informem tais evento com antecedência. Não poderia ter perdido essa.

    [Responder]

    Cristiane Souza - @CR15 Respondeu:

    @Daniel Azevedo, Opaaa a caravana da Costa Verde aumentando aí… já tem 3!!!
    Follow me @CR15, rsrs!! :lol:
    Brincadeira… acompanha o site ou o twitter que eu te aviso!
    Manda seu e-mail pro cristiane@guanabara.info

    [Responder]

    fevereiro 9, 2011 @ 3:08 am
  • @juniorth6 - 24 - Curitiba

    muito bom o artigo

    [Responder]

    fevereiro 9, 2011 @ 8:12 am
  • ainda nao me convenci sobre o WordPress.
    meu contato com ele sempre foi desastroso

    primeiro tive que analizar a base de dados dele e descobri que ela é uma gambiarra (só pra poder instalar em qualquer servidor vagabundo).

    segundo pq só ouvi designers falando sobre experiencia de usuario e blablabla que na pratica só remetiam a inserção de plugins e + plugins e plugins p resolver problemas de plugins… (oque além de deixar o servidor sobrecarregado só gerava uma montoeira de sucata nas páginas para serem analisadas)

    terceiro, wordpress foi originalmente desenvolvido para blogs, oque influenciou muito designer por ai a fazer páginas e hotsites que simplesmente tem cara de blog!

    [Responder]

    Renato Respondeu:

    @Bitetti, Está na hora de rever os seus conceitos, o que você fala se aplica ao WordPress a uns 2 anos atrás, não a realidade atual do sistema..

    [Responder]

    fevereiro 9, 2011 @ 9:24 am
  • 35 - bruxelas

    Gostei do artigo , pena não estar por ai para poder participar !!
    Gostei das dicas , gostaria de mais artigos sobre wordpress !
    Abraço !

    [Responder]

    fevereiro 13, 2011 @ 11:14 pm
  • 35 - bruxelas

    Outras coisas que eu esqueci de dizer …

    Cadê o tutorial sobre o Ask Apache que é um plugin de primeira importância no que diz respeito a hackers ?

    E ninguém falou do Português “escola wordpress” que é um site super legal e com dicas fantásticas !!!

    [Responder]

    fevereiro 14, 2011 @ 10:39 pm
  • @lucianomelocombr - 28 - Belem
    julho 8, 2011 @ 8:53 am

Comentar