Camisetas Guanabara.info !! Garanta já a sua!

Como eles fizeram isso?

Categorias: Audio & Video, interAÇÃO

41 comente

Eu já assisti várias vezes, já tentei pausar e até agora não consegui compreender como funciona esse sistema de projeção criado pela Alcatel Lucent para o Mobile World Congress 2010 batizado de ENVISION. Tente descobrir e me avise pelos comentários :)

Related Posts with Thumbnails
  • @guisantogui - 18 anos - Porto Alegre

    Mais um show de belos efeitos!

    Também fiquei meio confuso! :S

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 10:19 am
  • José Antonio - 23 anos - Rio de Janeiro

    Acho que é um multimidia, posicionado em um lugar, onde todos os movimentos da animação foram calculados sobre os objetos!!!

    [Responder]

    Gabriel Respondeu:

    @José Antonio – 23 anos – Rio de Janeiro,

    concordo, foi isso mesmo que pensei, tem uma hora que da pra reparar isso….pode ser que eu tenha visto coisa…mas da pra ver que é uma imagem projetada, e como é em cubos da o aspecto de 3d

    [Responder]

    Lennon Rebechi de Azevedo Respondeu:

    @Gabriel,

    Vamos la, isso ai é feito com 3 ou mais projetores de alto brilho, posicionados de frente lateral e superior, os 3 projetores ligados a um computador, que gera uma imagem para cada projeto que projeta a imagem, em determinado plano, sendo de frente, nas laterais e em cima. Dessa forma sincronizada com objetos brancos existe a profundidade, que gera esse incrivel efeito. =)

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 11:27 am
  • @jr_saints - 19 - Maceió-AL

    O.o Iradoo *—–*

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 11:54 am
  • @edsonmaiap - 28 anos - Macapá-AP

    Isto é que é efeito!!!

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 12:11 pm
  • Marcos Rodrigo Ladeia
    @mrladeia - 17 - Iturama - MG

    Show de bola! O ultimo efeito foi o mais impressionante…

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 12:26 pm
  • Diogo Millnitz
    @https:DiogoMillnitz - 12 - Joinville SC

    Nussssss que isso muito massaaaaaa!!!

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 12:33 pm
  • Diogo Millnitz
    @DiogoMillnitz - 12 - Joinville SC

    O guanabara cade o link do submarino?
    Bota la

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 12:36 pm
  • @caiuamarreta - 24 - Rio de Janeiro

    Cara, sei que o que eu vou dizer não deve ser tudo… Mas pelo que deu pra captar, boa parte dos efeitos nas caixas, são feitos com os traços gerados pelo feixo de luz brancodo início…

    Achei um site que, infelizmente está em francês, mas clicando no balãozinho “Lab” tem uma animação chamada “Super 2009″ que começa bem parecido.

    Tem um tempo que não comento por aqui né amigão!?

    Parabéns pelo novo layout!

    Forte Abraço!

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 1:07 pm
  • Anderson Assumpção
    31 - Rio de Janeiro

    Muito Show de bola!
    O primeiro feixe de luz funciona como um tipo de scanner 3D. O sistema identifica os objetos, inclusive a profundidade e gera a animação com base nisto. Note que o scanner se confunde com a sombra de um quadrado e o trata como um novo objeto.

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 2:09 pm
  • @welington.sa
    @welingtonsa - 27 - Ituiutaba MG

    Guanabara, se tentarmos compreender isso tudo seria meio dificil. Levando em consideração o fato que podemos ver todos os cubos e retangulos com bastante nitidez antes de começar os efeitos, presumo que, o material dos cubos seria algum tipo de monitor para gerar imagen e que os efeitos são nossos olhos que dão (3d)? Detalhe na hora que a imagen se aproxima de 00:40 seg, ainda podemos ver os cubos e retangulos perfeitamente. Ps. ignora tudo se minha teoria estiver errada. abraços

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 2:13 pm
  • @GuikyTech - 16 - Olinda

    eu não consegui descobri, a principio pensei que era um efeito especial criado no computador, mas depois que reparar bem, ficaria muito trabalhoso e acabe chegando a conclusão, que eu não encontrei uma conclusão. mas cada cubo deve ser um monitor e também deve ter tido ajuda de algum projetor.

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 4:00 pm
  • Telmo Gonçalves técnico em informatica
    @teoblessed - 30 - recife

    Cara isso é coisa de ET.

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 4:40 pm
  • Felipe A.

    Três projetores dão pro gasto! :P

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 6:02 pm
  • @infosecom - 12 - Ribeirão preto

    Muito show! eu também fiquei “cafuso” :s

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 6:18 pm
  • Nathan Abelha | 13 Anos | Tupã - SP São Paulo
    13 - Tupã

    Não descobri como funciona esse sistema de projeção. Mais fiquei hipnotizado! =|

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 8:45 pm
  • Gimaluco

    Concordo um pouco com nosso amigo Welington, que de para ver memso os cubos antes da distorção, mais naum acredito que seja um efeito opico nosso, acredito que tenha um projetor, ou algum daqueles holofotes de balada para produzir as cores, e sim achei bem interessante =D

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 9:07 pm
  • Carlos Henrique Pinheiro Chiló - 24 anos - Casa Branca - SP

    pra mim é fake

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 11:35 pm
  • @FernandoFalci - 21 - Guaíra

    Um projetor só (dá pra ver a sombra de alguns bloco)

    Acho que é simplemente uma animação com traço e formas geométricas exibidas (quase) exatamente em cima de objetos com relevo.. os blocos

    [Responder]

    maio 25, 2010 @ 11:37 pm
  • @welington.sa
    @welingtonsa - 27 - Ituiutaba MG

    novamente pausando o video assistam. repando nas partes que não tem cubos ou seja parede lisa, reparamos que vemos apenas os traços formando figuras geometricas, mais não percebemos volume. ja aonde tem esse volume que seria os cubos e retangulos temos a maior sensação volume. Apos esse tempo a imagem começa escurecer dando a ideia de sumir as vistas, assim dizendo. E exatamente aos 40 segundos podemos ver todo os volume dos cubos e retangalos. 50 seg como uma gota de luz toca os cubos e logos apos todos brilham , todos os cubos.Novamente a sensação de volume. Bom com essa tese duvido que possa ser projetor. palpite, creio que seria sim um tipo de monitor. mais não uma projeção. XD

    [Responder]

    maio 26, 2010 @ 1:12 am
  • 22 - Londrina PR

    Lindo o video, realmente um show de imagens!

    E também, analisando aqui, tenho duas coisas que percebi:

    1- As caixas existem e tem volume e formas (visto claramente no inicio, mas percebesse também com os movimentos da camera). A partir disso, creio que deva existir algum software de reconhecimento de arestas e a partir dessas informações foram criadas as animações;
    2- A animação foi executada com pelo menos três (podem ser mais) projetores em um ambiente escuro. O problema é definir que parte da animação vai em que lugar. Ficou claro para mim também que o ambiente que foi usado e que foi executada a animação foi preparado (observar o último efeito, o que imita uma cidade com prédios e carros passando nas “ruas”. Isso mostra que o local era preparado previamente).

    Duvido muito que as caixas sejam “monitores”. Se o sistema é um sistema de “projeção”, creio que o objetivo dele é gerar um “ambiente” de projeção ao invez de só um “plano” de projeção.

    Abraço Guanabara! E ficou lindo o site!

    [Responder]

    Ricardo Respondeu:

    @Ricardo, PARA PARA PARA!

    Hehe, acabei de ver uma coisa. Vendo o video de novo, na primeira parte, em que passa a LUZ BRANCA. Ela parece estar sendo projetada à direita do video (à direita de quem está filmando). E reparem num bloco que fica no meio na parte superior. Quando o feixe passa por ele, ele faz uma sombra. Na animação, essa sombra é representada como se fosse uma aresta da figura. Perto do chão existe outro ponto em que isso acontece também. Creio então que da minha teoria anterior eu posso dizer o seguinte:
    1 – Continuo com o software de reconhecimento de arestas, mas mudo minha tese de que devem haver mais de três projetores. Pode ser apenas um ou dois, mas que esteja(m) posicionado no canto SUPERIOR DIREITO da sala (à direita e acima do camera, olhando o formato da sombra que eu citei);
    2 – Talvez o ambiente não tenha sido usado para moldar a animação, mas isso consistiria em um software de reconhecimento e que gerasse uma animação gráfica desse porte de forma MUITO rápida. Continuo com a ideia de que o local foi “reconhecido” antes e a animação aplicada depois.

    Nada que uma boa “observada” não revele =P

    PS: acho que eu ando assistindo muito CSI e Monk. Hahaha

    [Responder]

    @welington.sa Respondeu:

    @Ricardo, Ricardo, projetores juntos com sua projeção não imetem uma luz de acordo com a distancia? ou seja/ se esta a direta provavelmente teria uma luz mais forte perto desse projetor?

    [Responder]

    Ricardo Respondeu:

    @@welington.sa, na verdade eu não sei quanto a distância do projetor, mas a fonte sem duvida está à direita do camera. Como se trata de um novo sistema de projeção, não faço ideia de como isso está sendo feito, mas que se você observar no segundo 0:01 (muito rápido, seja agil no “pause”) você pode ver a tal sombra que eu falei. Eu entendi o que você quis dizer, mas como não consigo determinar a distância do projetor, não posso afirmar nada quanto a isso, mas faz sentido.

    Deve ser, como dito aqui, coisa do capeta! É o projetor do capeta esse. Hahahaha, estamos aqui quebrando a cabeça enquanto o Guanabara pesquisa isso pra colocar no próximo podcast (olha o pedido aqui Guanabara!).

    Abraço.

    maio 26, 2010 @ 1:51 am
  • Douglas Miranda
    @douglaswebdev - 20 - Rondonópolis

    Acho que são coisas alienígenas o.O’, mais especificamente de da estrela Ômega do sistema solar Alpha.

    [Responder]

    maio 26, 2010 @ 1:42 pm
  • @welington.sa
    @welingtonsa - 27 - Ituiutaba MG

    heheh, guanabara, proximo podcast colque na palta, que merda e essa. porque acho que de tentarmos descobrindo muita coisa. agora falta a certeza.

    [Responder]

    maio 26, 2010 @ 2:35 pm
  • Victor Jordão
    @victor_jordao - 15 - americana

    Eu faço isso no Paint !!!

    ahsahssahasashashsah
    muito bom!!!

    [Responder]

    maio 26, 2010 @ 2:43 pm
  • Gimaluco

    Percebam que no 00:57, no paralelepidedo do meio que esta na vertical, ao lado existe um trapézio deitado para a esquerda, onde em outras situações passa feixes de luz, o que pode ajudar um pouco na compreensão dessa “magica” XD

    [Responder]

    maio 26, 2010 @ 6:22 pm
  • @welington.sa
    @welingtonsa - 27 - Ituiutaba MG

    Ahhh minha teoria e fail, @ricardo ta certo, da pra ver sim a sombra, realmente isso e projetor. Ate pensei errado porque estava muito perfeito, mais e isso ai tecnologia evolui na parte de projeção. Abraços .

    [Responder]

    maio 26, 2010 @ 7:36 pm
  • Genicio Zanetti
    @genicio - 43 - Rio de Janeiro

    Simples.

    Observem outro video no mesmo site:

    http://vimeo.com/2979587

    Ficou claro agora?

    [Responder]

    welington Respondeu:

    @Genicio Zanetti, Que que loucura, com esse outro video da pra perceber o poder dessas projeções, a luz branca analisa os objetos, e so depois rola a projeção em cima delas. Vlw Zanetti pelo video.

    [Responder]

    maio 26, 2010 @ 10:11 pm
  • Cleiton Maciel
    @CleitonMaciell - 29 - Barreiras / Ba

    Issu ai é uma película bem fina que fica por cima de toda a estrutura o tal de Power Balance.

    “De acordo com o fabricante, o Power Balance é um estimulador natural de energia que instantaneamente ajusta o corpo para uma melhor performance, aumentando a resistência, o equilíbrio, a força no tronco (área abdominal) e flexibilidade. ”
    fonte: http://www.surfbahia.com.br/Noticia/Outras-Ondas/1193/CIENCIA-DESMISTIFICA-POWER-BALANCE.html

    logo a ENVISION tenha feito algo bem mais flexível e cobriu a estrutura.. toda sendo assim o computador faz todo o resto.

    posso estar errado´.

    Abraço galera.

    [Responder]

    maio 27, 2010 @ 3:20 pm
  • Cleiton Maciel
    @CleitonMaciell - 29 - Barreiras / Ba

    Issu ai é uma película bem fina que fica por cima de toda a estrutura o tal de Power Balance.

    De acordo com o fabricante, o Power Balance é um estimulador natural de energia que instantaneamente ajusta o corpo para uma melhor performance, aumentando a resistência, o equilíbrio, a força no tronco (área abdominal) e flexibilidade.
    fonte: http://www.surfbahia.com.br/Noticia/Outras-Ondas/1193/CIENCIA-DESMISTIFICA-POWER-BALANCE.html

    logo a ENVISION tenha feito algo bem mais flexível e cobriu a estrutura.. toda sendo assim o computador faz todo o resto.

    posso estar errado´.

    Abraço galera.

    [Responder]

    maio 27, 2010 @ 3:21 pm
  • gilmar
    @pesoberbo - 21 - curitiba

    eu conheco essa tec por video mapping

    http://www.youtube.com/watch?v=8IICGkOtJ9E

    olhe esse video, tudo é feito por projetor, as animacoes sao criadas e depois projetadas

    [Responder]

    @welington.sa Respondeu:

    @gilmar, Que ano que o McFly viu aquele tubarão mesmo?

    [Responder]

    maio 27, 2010 @ 9:01 pm
  • @welington.sa
    @welingtonsa - 27 - Ituiutaba MG

    Que massa, então quer dizer que esse novo tipo de projeção, troca ideia com a tal da superfcie, e o computador usa a superficie para gerar a imagen, 3D. Me fez lembrar De Volta Para o Futuro.

    [Responder]

    maio 27, 2010 @ 10:38 pm
  • @welington.sa
    @welingtonsa - 27 - Ituiutaba MG

    Legal.. rendeu um papinho. Essa tecnologia chamou atenção.

    [Responder]

    junho 5, 2010 @ 11:34 pm
  • @IndieProgrammer - 21 - Rio de Janeiro

    Caraca! Além de uma tecnologia incrível, ficou uma cena fantástica também!

    [Responder]

    junho 6, 2010 @ 2:17 am
  • @GM_Bermeo - 17 - Boa Vista

    3 Projetores sincronizados, Direita, Atrás do câmera e um no Topo, dae é só projetar 3 imagens diferentes sincronizadamente, 3 projetores projetando uma imagem 3D D=

    [Responder]

    agosto 22, 2010 @ 3:30 pm

Comentar