Camisetas Guanabara.info !! Garanta já a sua!

Os cinco perigos ocultos do Facebook

Categorias: Notícias, Segurança, Tecnológicas, Web 2.0

24 comente

O Facebook tem cerca de 400 milhões de usuários. Mas ele está protegido do marketing não-autorizado (Spam), invasão de privacidade, ou o sequestro e uso indevido das contas de acesso por terceiros?

perigos do facebook

De acordo com Joan Goodchild, editora sênior do CSO (Chief Security Officer) Online, o Facebook está longe de ser considerado seguro para seus usuários. Ela afirma que a nossa privacidade corre um grande risco quando efetuamos o login no Facebook, devido às “gafes” de segurança ou aos esforços de marketing da empresa.

O Facebook entrou no fogo-cruzado na semana passada, quando 15 organizações de proteção à privacidade e aos consumidores apresentaram uma queixa à Federal Trade Commission (Comissão Federal de Comércio), alegando que o site, entre outras coisas, manipula as configurações de privacidade para fazer as informações pessoais dos usuários disponíveis para o uso comercial.

Além disso, alguns usuários do Facebook encontraram suas salas de chat privado acessível a todos de sua lista de contatos – uma grave falha na segurança que deixou um monte de gente querendo saber o quão seguro é o Facebook.

E em duas palavras Goodchild afirma: não muito. No sábado no programa “Morning The Early Show” da CBS News, Goodchild destacou os cinco perigos que os usuários correm no Facebook:

  1. Suas informações estão sendo compartilhadas com terceiros;
  2. As configurações de privacidade voltam ao modo padrão menos seguro após cada redesing;
  3. Os anúncios podem conter malware no Facebook;
  4. Seus verdadeiros amigos, sem saber, podem torná-lo vulnerável;
  5. Scammers estão criando perfis falsos;

As pessoas realmente têm privacidade no Facebook? Não, existem várias formas de terceiros acessarem informações suas. Por exemplo, você pode não perceber, mas quando está jogando jogos populares como o Farmville, testes (quiz), ou outros aplicativos, cada vez que você faz isso, você autoriza um aplicativo para ser baixado para o seu perfil e que fornece informações para terceiros sem você tomar conhecimento.

As configurações de privacidade voltam ao modo padrão menos seguro após cada redesing? Toda vez que o Facebook redesenha o site, o que acontece algumas vezes por ano, coloca as configurações de privacidade de volta às configurações padrão, fazendo com que todas as suas informações se tornem públicas. Cabe a você, usuário, verificar as configurações de privacidade e decidir o que deseja ou não compartilhar. O Facebook não notifica sobre as mudanças, e a volta das configurações para o modo padrão, muitas vezes você descobre através de amigos.

Seus amigos verdadeiros no Facebook podem torná-lo vulnerável? Claro! A sua segurança é tão boa quanto a segurança do seu amigo, mas se alguém de sua rede de amigos tiver uma senha fraca ou tiver o perfil hackeado, seu amigo pode enviar um malware ou vírus. Em um golpe muito comum chamado Scam419 alguém invade o perfil de uma pessoa e envia mensagens para os amigos dela dizendo:  “Estava em Lodres, fui assaltado, por favor me envie dinheiro” E as pessoas achando que o amigo precisava de ajuda acabavam fazendo transferências de dinheiro.

Ter uma rede de amigos muito grande é perigoso? Houve uma pesquisa em 2008 que concluiu que 40% de todos os perfis do Facebook são falsos (foram criados por robôs ou impostores) Se você tem 500 amigos, é provável que uma percentagem desses amigos sejam pessoas de que você realmente não conhece, e se você estiver compartilhando um monte de informações com eles? (Como quando você está em férias, fotos dos seus filhos, seus nomes) É essa informação que você realmente quer colocar lá fora, para pessoas que você nem conhece?

Fonte: [ CNET ]

Related Posts with Thumbnails
  • Nunca tive interesse em me cadastrar nesse Facebook. Certo que, essas redes socias tem suas pequenas vantagens. Mas as pessoas deixam de ter contato pessoal para ter contato virtual. A cada dia essas pessoas vão se tornando mais isoladas. Esquecem “viver”, de ter contato físico.

    [Responder]

    Cristiane Respondeu:

    @Lucas Medeiros-19 anos – Lajedo/PE, Lucas, eu entrei no Facebook, e ainda estou vendo o que ele pode me trazer de útil. Por enquanto não achei nada de diferente, ainda.

    [Responder]

    raquel Respondeu:

    pois

    [Responder]

    maio 9, 2010 @ 8:01 pm
  • Kelly Schuvaizerski

    isso já acontecia no orkut.. hoje também tem o twitter que faz a mesma coisa

    [Responder]

    Cristiane Respondeu:

    @Kelly Schuvaizerski, É verdade, hoje em dia o importante é o cuidado que devemos ter ao postar informações nesses sites.

    [Responder]

    maio 9, 2010 @ 8:07 pm
  • Nathan Abelha | 13 Anos | Tupã - SP São Paulo

    Eu recebo um monte de SPAM dessa porcaria! Já disse que não quero me cadastrar. :@ (rsrsrsrsrs… :P

    [Responder]

    Cristiane Respondeu:

    @Nathan Abelha | 13 Anos | Tupã – SP São Paulo, Isso é muito chato né! Eu detesto Spam!!!

    [Responder]

    maio 9, 2010 @ 8:29 pm
  • Kelly Schuvaizerski

    olá Guanabara, hoje digitei no google amante da tecnologia e olha o que encontrei http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2010/04/13/amante-de-tecnologia-cria-computador-sobre-orgao-vitoriano-antigo/ eu quero um pc desse pra mim :D

    [Responder]

    Cristiane Respondeu:

    @Kelly Schuvaizerski, Criativo né… mas eu acho que ele á amante de tecnologia retrô…rsrsrs Imagina um trombolho desses no meio de uma sala?

    [Responder]

    maio 9, 2010 @ 8:37 pm
  • É guanabra realmente se não souber usar a internet é perigoso utilizala,
    falando sobre segurança na rede, “”deicha em fazer um spanzinho aqui , hsuasauhshausahu”" mais é um spanzinho amigo para poder alerta mais as pessoas que acostumam a utilizar a internet para fazer pagamentos de conta. etc.E não se preocupam com a segurança de seu computador.

    ——————————————————————————————-

    Introdução do video

    Neste vídeo vamos falar um pouco de segurança em aplicações web, justamente
    Pelo motivo de alguns desenvolvedores criarem suas aplicações (sites, sistemas web etc.)
    e esquecerem de detalhes simples, como por exemplo “Falhas de Segurança” permitindo
    acesso a pessoas mal intencionadas podendo prejudicar sua propria aplicação ou até mesmo
    seus cliente. neste vídeo vamos mostrar técnicas de segurança que podem salvar sua vida e de seus
    clientes.

    http://blog.soalgoritmo.com.br/category/sem-categoria/

    [Responder]

    maio 9, 2010 @ 11:54 pm
  • Eu tenho um perfil no facebook, pois como professor preciso conhecer as novidades e os recursos disponibilizados por cada recurso tecnológico de informática. Li esta semana algo sobre problemas de segurança no Facebook e já tinha percebido alguns perfis fake logo quando fiz meu cadastro e diversos “artistas” de hollywood estavam como sugestão de amizades.
    Mas, tudo bem, acho uma rede social interessante, e como qualquer uma que usa diversos aplicativos para web deve sempre estar antenada para as questões de segurança.
    Será, que não tem “gente do google” trabalhando para o insucesso do facebook?! Quando digo gente do google não quero dizer funcionários e sim “fãs+náticos”.
    Olha que o google, vai virar religião com pilares no Orkut, Youtube e afins…

    [Responder]

    maio 10, 2010 @ 3:02 pm
  • Lucas Rodrigues

    Vou ser sincero, eu tenho facebook e as vezes que entrei nele eu conto nos dedos ( de uma mão só, porque foram bem poucas )

    Resumindo: nao gosto desse facebook.

    [Responder]

    maio 11, 2010 @ 12:15 am
  • Nossa , bota ‘ falhas’ nisso néh ! O negócio não tem segurança nenhuma praticamente ! =X É por essas e outras que não abandono meu velho e antigo orkut ! Nunca me deu sequer um problema de roubo de senhas, ou alteração nas minhas configurações, entre outras coisas ! Orkut 10 x 0 Facebook

    [Responder]

    maio 11, 2010 @ 3:49 pm
  • @IndieProgrammer - 21 - Rio de Janeiro

    Em geral não curto redes sociais, até tenho uma conta no Facebook, mas só uso mesmo o Orkut, para entrar em contato com meus amigos.

    [Responder]

    junho 9, 2010 @ 2:19 pm
  • princesa
    19 - lubango

    oi malta eu tenho uma conta no facebook,mas mi limito em postar a minha privacidade.mas aq em angola ñ temos muita cultura de ver os perigos de uma determinada coisa.

    [Responder]

    abril 21, 2011 @ 6:37 am
  • 35 - SOBRADINHO-DF

    Devo confessar que eu, Marcelo, de SOBRADINHO-DF, também cheguei a entrar nessa, mas quando vi na pagina umas fotos de pessoas desconhecidas, resouvi tirar meu cadastro, portanto acho que não vale mesmo a pena, é como por a vida pessoal em risco, então vai meu sincero apelo a todos: CUIDADO !!!

    [Responder]

    julho 19, 2011 @ 9:30 pm
  • 36 - SAO PAULO

    RESOLVI EXCLUIIR MINHA CONTA DO FACEBOOK, PURA ENGANAÇAO, ESTAVA SEM PERCEBER, ADICIONANDO PESSOAS DESCONHECIDAS E MULHERES CASADAS, UM PERIGO PARA MIM, ESPERO QUE ALGUMA AUTORIDADE DE GOVERNO ACABE DE VEZ COM AS REDES SOCIAIS, TWITER, FACEBOOK EM ORKUT, POIS ESTES 100 AMIGOS PODEM SE TORNAR SEUS INIMIGOS NO FUTURO, PERDA DE TEMPO ! E-MAIL E´MAIS SEGURO !

    [Responder]

    outubro 3, 2011 @ 3:46 pm
  • 25 anos - Setubal Portugal

    Eu era usuário do facebook fiz muitos amigos lá no face mas começei aperceber-me que alguma coisa ia mal no que diz respeito á privacidade e não foi só isso eram mensagens que recebia nunca paravam até que apanhei um virus no meu endereço de e-mails de tanta mensagem acabei por desactivar o facebook.

    [Responder]

    novembro 18, 2011 @ 7:59 pm
  • ines
    93 - braga

    o face nao tem perigos!!!!!!!! :) xd *.*

    [Responder]

    mariana Respondeu:

    @ines, pois é

    [Responder]

    fevereiro 14, 2012 @ 4:07 pm
  • Luis Felipe
    16 - Palmas TO

    kkkkkkkk….. eu odeio esse cutuca no facebook

    [Responder]

    setembro 26, 2012 @ 2:05 pm
  • Luis Felipe
    16 - Palmas TO

    eu acho vou tira o face o ar galera

    [Responder]

    setembro 26, 2012 @ 2:32 pm
  • reginaldo
    40 - rj

    dei baixa no meu ,mesmo assim me informaram,que meu perfil só seria deletado 14 dias,sem falar que,nesse período se eu entrar ,volta tudo ao normal ;desanimei quando botei meu nome completo no site de busca ,veio minhas fotos,minha esposa,meu filho,toda minha vida.um prato cheio pra pessoas de mau caráter.

    [Responder]

    novembro 19, 2012 @ 6:27 pm
  • Muito bom artigo, eu realmente tenho muitas dúvidas em usar, muitos perigos, conteúdo pornográfico etc…

    [Responder]

    agosto 8, 2013 @ 6:02 pm

Comentar