Falta Profissionalismo no Software Proprietário?
Categorias: Debate, Opinião, Polêmica
Antes de tudo: Esse post não é sobre Linux, e não é para gastar toques de teclado nos comentários falando que Linux é bom e/ou ruim, é isso e aquilo… O assunto é software proprietário, e o seu aparente profissionalismo. Ah, também é uma resposta à criticas que recebi num post recente, quando falei que não dava para confiar em empresas de software proprietário… Tá aí os motivos.
Estava passeando pelo blog do Under-Linux quando topei com esse post, que queria comentar com vocês. É comum empresas e pessoas ligadas ao software proprietário que a grande “falha” do software livre é que ele é “coisa de amadores”: Gente que desenvolve quando tem tempo, por hobby (como aquele médico australiano que fez drivers para mais de 200 modelos de webcams), sem nenhum dos famosos métodos de desenvolvimento de software que causam orgasmos em vários adeptos…
É possível que eles vejam isso apenas pela ótica deturpada de que ninguém ganha dinheiro vendendo software livre, logo é “coisa de amadores”. Nada mais errado, já foi falado por aqui sobre como ganhar dinheiro com software livre, e resolvi relacionar algumas coisas a respeito de tal afirmação, para desmistificar um pouco a idéia:
- 75% dos desenvolvedores que escrevem código aberto para o Linux são assalariados de empresas, que pagam eles para isso. Esse levantamento foi feito entre 24/12/2008 e 10/01/2010, e gerou um relatório que foi apresentado na Linux.conf.au 2010 em Wellington. O fundador da LWN.net e também contribuidor do kernel linux, Jonathan Corbet, mostrou que “75% do código vem de pessoas pagas para fazer isso”. As empresas que mais contribuem são, na ordem: Red Hat, Intel, IBM, Novell e Oracle.
- Falei por aqui do descaso da Apple com as falhas recém-encontradas no Mac OS X, lembram? A vulnerabilidade está aberta desde então, há pelo menos 7 meses. Ela sabe disso e não resolveu até agora. Em compensação, os sistemas da família BSD (no qual o Mac OS X é baseado) já soltaram correções, assim como os produtos da Mozilla Foundation que seriam afetados. Mas da Maçã Translúcida… Nada. Isso para mim é descaso.
- Também falei aqui da primeira falha grave de segurança do Windows 7, com direito a até um vídeo explicando como proceder. A falha continua em aberto, e quem pagou pelo Windows 7, não tem previsão de quando ela será corrigida.
- Vocês souberam dos ataques que o Google vem sofrendo na China? Sim, ataques computacionais, gente tentando invadir contas de email… Há uma suspeita que tem gente do governo chinês nessa jogada, já que o ataque foi bem grande (o que requer uma infraestrutura que só o governo chinês tem), e todas as contas do GMail que foram hackeadas eram de ativistas dos direitos humanos envolvidos em movimentos como Tibet Livre, Falun Gong e da Liberação de Taiwan. E como eles conseguiram essa proeza? Através de um ataque bem sucedido explorando uma falha de segurança no navegador Internet Explorer da Microsoft! Ou seja, uma falha de segurança num software proprietário está possibilitando esse vetor de ataque. O Google não tem nada a ver com a falha do IE, mas ele sofre também.
- E para completar… A Adobe. Foi achada uma falha crítica no Reader da Adobe. É uma falha crítica por ser muito bem documentada, ser simples de ser aproveitada (pouca técnica necessária para fazer um ataque), e a abrangência do produto que tem a falha (o Adobe Reader, que quase todos que tem Windows, tem ele instalado). Ou seja, vai chover crackers interessados em tirar proveito dessa falha: Desde os mais profissionais até os script kiddies de plantão. E o que a Adobe fez? Até agora, nada. Mesmo já com relatos de gente sendo invadida, a Adobe disse que não alterar o seu cronograma de lançamentos. Ela alega que, caso ela forneça esse patch agora, muitas outras brechas já existentes não poderão ser fechadas num futuro próximo. O próximo round de updates provavelmente incluirá todas essas correções, e e a Adobe afirma que não tem intenção nenhuma em acelerar sua agenda de atualizações. Pelo que eu entendi, o problema em si é: “Não podemos corrigir agora essa falha, pois se o fizermos, as outras existentes e já identificadas, não poderão ser corrigidas na ordem”. Isso significa que o código-fonte está cheio de gambiarras, e pelo visto o Reader foi escrito segundo a POG (Programação Orientada à Gambiarra)… O que vem de uma empresa que é tida como “profissional”. Olha só como ela lida com uma crise…
Ou seja: Apple, Microsoft e Adobe tem problemas nos seus produtos, mas não vão corrigí-los tão cedo, se entendi bem. Estão se lixando para o usuário. O descaso beira o ridículo. E quando você vai ver, isso parece ser comum para todas as empresas que comercializam produtos de software de código fechado. Parece que elas só querem saber do dinheiro ganho com seus softwares, mas a preocupação com segurança é mínimo. O problema é que seus “clientes” estão cada vez mais insatisfeitos. E o pior é que essas falhas não atingem somente os usuários que pagam pelos softwares proprietários. Todos no mundo da informática sofrem com isso.
E ainda tem muita gente que desenvolve (e apóia) software proprietário dizendo que software livre é “coisa de amador”… Será mesmo? Vejamos:
- No modelo de desenvolvimento de software livre, o código está aberto e disponível para qualquer um. Por mais que alguns digam que isso é inseguro, e preferem a segurança pela obscuridade, um bom exemplo é o OpenBSD, que é o sistema operacional mais seguro do mundo (2 falhas de segurança na instalação padrão, em 11 anos), e é usado pelo Departamento de Defesa dos EUA. E sim, o OpenBSD é código aberto. Qualquer um pode olhar o código, sugerir correções e fazê-las, a qualquer momento. Normalmente, quem descobre a falha já envia um patch de correção junto com a notificação do problema. Quem descobre a falha conhece o código, e tem conhecimento suficiente para criar, ou mesmo propor, uma correção. Afinal, tendo o código fonte, tudo é possível.
- As correções de falhas, nos projetos de SL/CA, estão disponíveis “a toda hora”. Ninguém precisa esperar meses para que as falhas anteriores possam ser corrigidas. Há uns 10 anos atrás, houve uma falha amplamente divulgada, que foi o “ping da morte“. Como a falha era na pilha TCP/IP, todos os sistemas que usavam o protocolo eram afetados. O Linux teve uma correção disponível em 2 dias. No Windows, levou 6 meses. E as correções que são divulgadas, normalmente vem só no lançamento de uma nova versão do software proprietário (que virá com milhares de novas falhas críticas de brinde para seus usuários, o que gera uma bola-de-neve).
- Os softwares proprietários são os mais visados, pois possuem muito mais falhas que seus equivalentes abertos. Isso acrescido a quantidade enorme de tempo para se providenciar uma correção do problema. Nesse “meio-tempo” muito já se fez de errado, muito já se prejudicou (principalmente financeiramente) o usuário e diversas empresas no mundo. E quem paga a conta desse prejuízo? Nunca são as empresas de software fechado. Isso, pelo menos, até o dia em que descaso com segurança em software virar multa (ou até prisão). Aí sim, veremos que eles mudarão a política de desenvolvimento e manutenção para algo mais próximo do ideal, algo mais próximo do desenvolvimento de software de código aberto…
Então, é melhor que as empresas de software proprietário aprendam com quem realmente entende do assunto, com quem acerta, e com quem sabe fazer. Porque, do jeito deles, está mais do que provado que não está dando certo.
Finalmente… Dá para confiar em empresas de software proprietário? Comentem aí embaixo.

Olha guanbara concordo com vc. muitos desses software pagos tem erros. por isso eu uso os gratís sempre^^ nunca usei os pagos so se n tivesse jeito algum. Além doq eu n tenho dinheiro pra compra-los. então compensa bastantes os software livre^^
Ricardo Pinheiro Respondeu:
fevereiro 23rd, 2010 em 3:51 pm@Davy, 1o q quem escreveu foi o Ricardo Pinheiro, não o Guanabara. Segundo q como vc disse, muitos tem erros, mas não todos. Sim, fica difícil acreditar nessas empresas, já q tá difícil….
Bruno Azevedo Respondeu:
abril 9th, 2010 em 6:37 pm@Ricardo Pinheiro, Ricardo Pinheiro, só comentarei algo a sua resposta que vc disse: – “Muitos tem erros, mas não todos.”. Olha, sinto muito, mas todo software tem bugs, de todos os niveis, de leves, graves, a criticos e “mortais” (exagero), entao, n se iluda, qualquer “programador” sabe disso. agora sobre o post, é inaceitável as atitudes de vendedores de softwares que mal chegam aos pés da capacidade dos “amadores” dos softwares livres.
fevereiro 23, 2010 @ 9:34 am
Realmente, aparentemente a preocupação dessas empresas de softwares proprietário é mais com a “beleza” do produto do que com a segurança.
fevereiro 23, 2010 @ 10:27 am
Ainda não entendo essas empresas… Será que não sabem que cometer tais atos prejudica a imagem da empresa e afeta a crebidilidade?
Se eu você C.E.O. de qualquer uma dessas empresas, iria querer que todo erro fosse corrigido o mais rápido possível e… Aliás, não ia tolerar eros….asuahushaRicardo Pinheiro Respondeu:
fevereiro 23rd, 2010 em 3:51 pm@Doutor Z., se eu fosse o CEO eu mandava cortar os bagos de quem negligenciou c/ a segurança.
fevereiro 23, 2010 @ 10:54 am
Olá Ricardo, gostei muito do artigo, estou pensando em começar a trabalhar somente com software livre pois, não aguento mais essa janela de madeira podre, cheia de cupim e cara.
Gostaria que tivessemos mais tutoriais no Guanabara.info, sobre qual Linux utilizar, instalação, partições, aplicativos, linguagens de programação para construção de sistemas e banco de dados, programas para construção de sites e os-commerce, TUDO FOR LINUX.
Obrigado.fevereiro 23, 2010 @ 11:36 am
Ótimo artigo.
Concordo plenamente com o comentário do colega, de ter mais artigos e tutoriais para Linux principalmente voltado para desenvolvimento. Se me permite uma sugestão poderia ter um tutorial para instalar PHP-MYSQL-APACHE no Linux.fevereiro 23, 2010 @ 12:18 pm
Em relação a atualizações de falhas criticas, ao meu ver, realmente aplicativos/sistemas de codigo aberto saem na frente, e isso é muito relevante, principalmente se levarmos em conta o compromisso com o usuario final. O que eu realmente queria entender é que, diante de varios fatos onde o codigo aberto de certa forma, é mais interessante, as pessoas ainda continuam se remoendo com softwares proprietarios. Enfim, muito boa esse ponto que o post aborda!
fevereiro 23, 2010 @ 1:27 pm

Nós ficamos a merce desses picaretas!!!!!!!!!!!!
Muitas vezes pagamos caro por um licença e muitas das vezes somos enganados…r0t3ch,28,copacabana ,rio de janeiro Respondeu:
fevereiro 25th, 2010 em 9:28 pm@Ana Carolina,Nós temos opções,o linux tá aí
Recomendo o Ubuntu a melhor distro em usabilidade e suporte.fevereiro 23, 2010 @ 2:38 pm
Otimo o artigo.
Bom eu como leigo no assunto de programação não posso optar muito no assunto, mais tenho uma opnião, acredito que softwares de empresas proprietarias esta em alta e ao mesmo tempo nem ai pro que acontece com falhas de segurança pelo simples fato de muitos usuarios nao se importa mesmo com isso, claro acredito que são poucos que param para pensar a respeito, mesmo assim o numero de “usuarios” é maior do que o de verdadeiros Usuarios, que dependem disso diariamente para seu trabalho, e ai optam por softwares livres, que por sinal foi dito que qualquer pessoa que trabalha no ramo de programação pode ta acessando o codigo fonte do software e fazendo modificações e melhoras no sistema e na segurança. Estou pensando em usar de agora pra frente somente software livre.
Parabens Ricardo, muito bom mesmo!
(ah desculpe no ultimo post que voce fez sobre a microsoft, deixei um comentario Parabenizando o Guabanabara, nao prestei atenção na postagem, Abraço! )fevereiro 23, 2010 @ 4:16 pm
Palmas para você meu xará!
Concordo contigo. Se eu fosse o CEO cortava os bagos desses filhos de uma “santa”!Mas o que mais me revolta nisso tudo é que, querendo ou não, todos sofremos com esse “amadorismo” das empresas de software fechado (não é porque eles são empresas que deixam de ser amadores. Na minha opinião, profissionais não fariam o que eles fazem).
Sou programador Java (quase formado =P) e tenho uma empresa de desenvolvimento e em meus softwares fujo do POG (hahaha usamos essa giria na faculdade) e tento manter o código limpo e de fácil manutenção. Nos últimos meses, sempre que algum erro surge nos meus softwares, não levo mais do que 2 dias para disponibilizar uma correção (se for algo que pare o usuário, 1 dia apenas é o prazo).
Creio que, sendo um considerado “amador” por essas empresas, tenho uma taxa de eficiência/eficácia maior que a deles não?Parabéns pelo artigo e vejamos se abrirmos os olhos desse pessoal “mente fechada” (se liga no trocadilho =P) e vamos deixá-los com a mente “Open-Source”.
Abraços!
fevereiro 23, 2010 @ 4:23 pm
Concordo na parte de que é um absurdo. Mas, não concordo com tudo que você falou.
Primeiro que software-fechado é MUITO mais usado se comparado com os open-source, por isso atrai mais CRACKERS, que descobrem e exploram vulnerabilidades.
Segundo que comunidades de software livre são MUITO mais produtivas, porque visam o bem comum, por isso conseguem maior agilidade e eficácia! Já no software proprietário, estipulasse uma meta ao desenvolvedor, agilizar o processo de reparação de falhas custa dinheiro e todos nós sabemos que num mundo capitalista isso é fora de questão.
Empresas multibilionárias não podem se esforçar ou gastar um pouco mais para que tenhamos um ambiente mais seguro? Poder podem, mas não querem e não farão, bem vindos a Terra e ao novo século!
Enfim, antes de me xingarem, fiz todo esse discurso pra mostrar um pouco do outro lado, porque bem ou mal, foram essas empresas “de picaretas” que transformaram e inovaram.Ricardo Pinheiro Respondeu:
fevereiro 23rd, 2010 em 7:31 pm@Rodrigo Rodrigues – 14 anos – Fortaleza/CE, + usado n significa + vulnerabilidades. N é transitivo. Afinal, deve ter muita gente futucando no OpenBSD p/ dizer q foi ele q achou a 3a vulnerabilidade na instalação padrão… N é pq é + usado q tem + falhas. Então, o Symbian q roda nos celulares da Nokia deveria ser uma peneira, afinal, ela é a principal fabricante de celulares do mundo…
As comunidades n visam tão o bem comum, eles não tão altruístas assim. Sim, tem dinheiro rolando, por isso coloquei o tópico 1 no post. Mas c/ o código aberto, a resolução de problemas fica + rápida. E tem interesse de empresas em n usar o Windows, logo investem + numa coisa e – em outra… Mas são + produtivas pelo modelo de desenvolvimento.
E as empresas não são “de picaretas”, são dirigidas por profissionais que não dão atenção p/ várias coisas q deveriam dar atenção, como… Segurança. Note q a Microsoft só começou a se preocupar c/ segurança MESMO no Windows XP SP2. Por isso q eu desconfio de empresas de software proprietário. Claro q n são todas, mas… Tem muita gente pisando na bola.
fevereiro 23, 2010 @ 6:43 pm
Caraaaamba!!
A quanto tempo eu não vejo tão bem exposta a situação “proprietários x livres” !
O texto está ótimo, claro, objetivo.Eu, particularmente, sou um pouco suspeito para falar.
Já utilizei diversas distribuições Linux, por não encontrar uns poucos apps que utilizo no Win XP (sim, ainda uso isto!), ainda uso o rWin na maior parte do tempo. Por opção? Sim e não.Amo as distros Linux, mas meu note não! Resultado: planejo ter, até maio, um novo PC (desktop) capaz de atender minha atual necessidade de performance.
Linux e apps livres, tô voltando pra casa! =)
Obs: e sim, este “tux” no meu nick que carrego a uns 4 anos é por causa do mascote Linux!!
fevereiro 24, 2010 @ 2:22 am
Fiquei indignado ao saber dessas informações, se já tinha uma queda em experimentar o software livre, agora não tenho mais dúvidas, vou passálo a usar cada vez mais. Realmente, não dá pra confiar…lembrei do meu cunhado que me disse uma vez: – Tu sabe o que acontece quando tu aperta no menu Inicar do Windows, tu sabe se ele num tá enviando teus dados pra Microsoft.” Claro que ele exagerou um pouco, mas temos que abrir os olhos. Viva o software livre.
Ricardo Pinheiro Respondeu:
fevereiro 24th, 2010 em 12:46 pm@Aquilles Silva – 29 anos – Fortaleza-CE, ele n exagerou tanto assim não… http://vista.blorge.com/2010/02/10/windows-genuine-advantage-case-dismissed/
fevereiro 24, 2010 @ 12:42 pm
Não explicitamente, mas sim por tabela. Mais pessoas usando, mais dados, mais interesse por parte dos crackers, bons crackers estão de olho principalmente em grandes negócios e não quebra de sistema pra auto-vangloriação, isso pra mim chega a ser deprimente.
E pense comigo, quando alguma coisa é desenvolvida ou reparada no S-Livre, toda a comunidade é beneficiada, já no S-Proprietário isso não acontece, a verdade é que visam só o dinheiro praticamente, também concordo de que é um absurdo e vou mais além, é pura burrice já que usuário feliz = usuário mão aberta.
Quanto ao termo “de picaretas” usei por causa do amiguinho que tinha postado acima, como uma criticazinha implícita. (:
Enfim, acho que você entendeu minha perspectiva e concordo em maioria com o que você falou…
E continuando, Microsoft? Olha só pra Google, talvez eles saibam até o que você está pensando agora /fikdikfevereiro 24, 2010 @ 3:01 pm
Acho que é uma das poucas Vezes Que paro pra Comentar Aqui no Guanabara,Mais com uma Qualidade Dessa No Conteúdo é Impossivel não querer Falar…Li todo artigo até o Link no Inicio do post do “Under Linux” E sim há esse descaso com o Cliente,Mais Como nos comentários do post Original
“essas empresas possuem pessoal técnico bom, são preparados e conseguiriam acertar isso. Mas elas possuem políticas engessadas de colaboração interna e externa (feedback dos clientes e empresas parceiras) que não colocam em prática o serviço… Deixam seus clientes a ver navios, simplesmente por questões administrativas. É uma descaso total.”
Parte da “Burrocrácia” Das Empresa de SF Impede Alterações…Mais essas questões Comprometem a Imagem da Empresa Ao Olhar dos Seus Clientes,Claro deve haver alterações no Método de Se lidar com Falhas Graves como Essas,o pior é Mostrar Publicamente o Erro e Ainda não Mostra Coreção.
Ae Entra o Grande Colaborador do Guanabara.Info Ricardo Pinheiro,que nos mostram os Fatos de um Meio que todos deveriam ver tambem…E Ainda Se percebemos Bem Ligação do Ultimo Grande artigo dele o “A Microsoft realmente perdeu o bonde?” Alguns Pontos Se ligam….
Eu Comecei a Adotar o Software Livre Desde do Final do ano passado e Apoio a Filosofia do projeto Gnu, o Linux e Um Sistema Completo So que a Maioria de Nós Estamos “Acomodados” ao Windows..Por Isso a Dificil transição.Eu Faço Web Design e Por Isso Preciso do Windows,Fora isso e Na Questão de Jogos o Linux Executa Tão Bem e Ainda melhor que o Windows.
Vlw Guanabara.info por Deixa esse assuntos Tão Visiveis a Nós..até a proxima…fevereiro 24, 2010 @ 6:00 pm
Ótimo post, mas me lembrei de algo nada à ver…
Primeiro que estou envelhecendo, e segundo, daquela imagem do homem corajoso que depois foi morto.
Um herói…abcs
fevereiro 25, 2010 @ 2:28 am

O que é feito por prazer dá muito mais certo, eu mesmo quando faço manutenção e vejo milhares de erros de outros técnicos (segundo os clientes são técnicos); fita isolante, HD frouxos, parafusos soltos, excesso de pasta térmica …. e assim por diante.
Essas empresas estão focadas no dinheiro, no lucro, acabam enrolando os clientes assim como os técnicos que colocam peças usadas ou utilizam outras “manhas”. O mais importante para as empresas proprietárias não é ter um programa bom e sim um programa que tenha uma margem de lucro maior, tempo é dinheiro, por isso verdade eles fazem uma plástica, deixam com uma cara mais moderna e colocam dois ou três recursos a mais…
Também acho que o governo que quer tanto baratear os computadores, disponibilizar banda larga para as regiões mais carente, deveria investir em cursos que utilizem também softwares livres. Estou dizendo ensinar paralelamente aos proprietários pois temos que ser realista.
Viu, não sou fanboy, também gosto de economizar porque de graça é mais gostoso… hauhauhauhauhau
fevereiro 25, 2010 @ 1:15 pm
Parabéns pelo post Ricardo Pinheiro,cada vez mais relevante,ótimo artigo!
fevereiro 25, 2010 @ 9:33 pm
Muito bom esse poste Ricardo, é uma vergonha as empresas de software proprietario não querer corrigir os erros de bugs ou falhas de segurança como aconteceu no windows 7 em um poste ainterio seu Ricardo, atualmente estou usando no meu PC Linux Mint que é uma distro baseada no ubuntu
fevereiro 26, 2010 @ 1:43 pm
Concordo com você ricardo: muitas empresas como Petrobras,Anatel,Samsung,ect…adotaram o linux,por ser um sistema mais barato e com a segurança tão sonhada.assim essas empresas economizam bilhoes em lincenças windows.vale a pena mudar para o linux e ter esse retorno.
fevereiro 27, 2010 @ 12:02 pm
Comentar








