Camisetas Guanabara.info !! Garanta já a sua!

[MEGArtigo] Pen drive, a marca faz a diferença?

Categorias: Downloads, Hardware, MEGArtigos, Perguntas e respostas, Tecnológicas

30 comente

Todos os anos aparecem no mercado  novas marcas no mundo da Informática, 2009 foi o ano em que apareceram a  TRANSCEND e a C3-TECH. Somando com outras marca mais populares, tivemos uma média de 10 opções em marcas de pen drives: KINGSTON, CORSAIR, IPQ, SANDISK, MARKVISIO, SAMSUNG, DANE-ELEC, TRANSCEND, SONY e LG. Pelo menos em minha cidade, essas eram as marcas mais populares nas lojas de Informática, é obvio que existem outras dezenas ou centenas de marcas.

DSC00815

Então resolvi fazer um teste pratico e simples sobre esse assunto com os meus próprios pen-drive, veja os modelos:

  • CORSAIR VOYAGER 16GB
  • KINGSTON DATATRAVER DT100 8G
  • KINGSTON DATATRAVER DT100 2GB
  • LG GOLD 1GB
  • DANE-ELLEC 8GB
  • TRANSCEND 2GB
  • SONY 2GB

Continue lendo a postagem para ver qual foi o resultado desse SUPER teste.

Teste de Aparência

Primeiro teste, aparência e qualidade do produto externo.

CORSAIR ficou em primeiro lugar, com uma capa emborracha e lugar para colocá-lo no anel do chaveiro, a capa de borracha serve muito bem para proteger das chaves, e impedir que eventuais quedas danificarem o produto, sendo que essa característica também se encontra nos pen drives da MARKVISION, que não foram testados nesta matéria.

O da LG é dourado (ouro), ficando sempre com marca de dedo e muito fácil de arranhar. Todos os outros são de plástico duro, mas visualmente o DANE-ELLEC e o da SONY parecem ter um material melhor, um plástico mais durável. O TRANSCEND e o KINGSTONE são os mais secos e frágeis.

Teste de Performance

a1a1a1

TRANSCEND 8GB com leitor biométrico, custa em média R$ 250,00

Transferi um vídeo no formato DIV-X de 700MB para dentro de cada pen drive (o mesmo vídeo para todos), com tamanho suficiente para caber em todos por causa da suas capacidades diferentes. Em cada um deles usei o meu notebook:

  • SONY FW 460JT
  • Intel Core 2 Duo
  • 8GB RAM

Para cada cópia de arquivo fiz a reinicialização do PC, a cronometagem foi feita com meu iPod, para ter certeza que estaria fazendo certo. Depois usei uma pasta com 650MB de arquivos variados, em um total de 343 arquivos na maioria .DOC e .PDF.

No início achei que não haveria diferença na transferência de arquivos do mesmo tamanho. Porém, para minha surpresa houve sim. O arquivo DIV-X foi transferido quase na metade do tempo, mesmo sendo 50MB maior que a pasta com os diversos tipos de arquivos. O tempo de transferência cronometrado foi:

  • PASTA 650BM = 3m e 05 segundos.
  • DIV-X 700MB = 1m e 41 segundos.

A grande diferença está na reinicialização do PC, pois caso você não faça, o Windows memoriza o tempo que ele irá gastar para essa transferência e a faz mais rápido por esta informação já estar em seu cash. Por isso tive que reiniciar meu PC até esse momento umas 20 vezes, para que nenhuma destas informações ficasse em meu PC.Quais foram os mais rápidos?

  1. CORSAIR – T/M 2:25 minutos
  2. LG – T/M 2:34 minutos
  3. Todos os outros tiveram tempo médio maior de 3 minutos.

DSC00814

Programa de teste de transferência de arquivos para memórias flash.

Programa Utilizado

Para os testes a seguir, utilizei o programa Check Flash, disponível no superdownloads e no baixaki.

Segundo o programa Check Flash o SONY ficou com a pior taxa de transfêrencia: 16MB/s.

O LG, DANE-ELLEC e o CORSAIR, Com media de 30 a 35MB/S

Fabricantes

O KINGSTON é fabricado pela TOSHIBA, foi o único que tive coragem de abrir.

1111111

Mas sei que a outros modelos da própria KINGSTON que são fabricados pela SAMSUNG. O SONY é na verdade SAMSUNG e o LG usa chip PHILIPS. A CORSAIR não consegui descobri seu fabricante, que certamente não é do rotulo.

Há uns dois anos, li uma matéria na INFO.EXAME. Perguntando por que a própria KINGSTON não fazia suas próprias memórias flash, a resposta foi que se ela fabricasse colocaria automaticamente no mercado vários concorrentes.

Afinal acho que a marca importa sim, mas deve levar em minha opinião peso seis. Lembrando que este foi apenas um teste prático sobre pen drive e não um teste de laboratório, tanto que usei meus próprios pen drives. Cada um com a sua própria capacidade.

Acesse também esse link e veja outro teste semelhante ao que fiz porem com 21 marcas diferentes.

http://www.testfreaks.com/blog/review/usb-flash-memory/usb-flash-drive-comparison-21-tested-and-compared/

Meu KINGSTON é original?

Devido à grande quantidade de vendas desse modelo, aumentam muito mais as chances desse pendrive ser falsificado. Por esse motivo, eu vou dar algumas dicas para não ser enganado e diferenciar o original do falsificado:

1. A Kingston não fabrica pendrives OEM. Portanto, comprar o produto (supostamente novo) sem embalagem é pedir pra ser enganado.

2. O blister dos pendrives Kingston são fechados a vácuo. Isso significa que você pode precisar de uma tesoura ou algo do tipo para abrir a embalagem. Se ao tentar abrir sua embalagem, você perceber que conseguiu abrir com muita facilidade, desconfie!

3. No verso da embalagem, você encontra instruções de uso do seu pen drive. Essas instruções aparecem em diferentes idiomas, e devem obrigatoriamente estar em Português também. Se a embalagem mostra Instruções em um idioma só, ou não tem instruções em Português, seu produto provavelmente é falso.

4. Finalmente, se ainda restarem dúvidas, entre no site de verificação de pen drives originais Kingston.

Related Posts with Thumbnails

Comentar