Camisetas Guanabara.info !! Garanta já a sua!

[MEGArtigo] Pen drive, a marca faz a diferença?

Categorias: Downloads, Hardware, MEGArtigos, Perguntas e respostas, Tecnológicas

30 comente

Todos os anos aparecem no mercado  novas marcas no mundo da Informática, 2009 foi o ano em que apareceram a  TRANSCEND e a C3-TECH. Somando com outras marca mais populares, tivemos uma média de 10 opções em marcas de pen drives: KINGSTON, CORSAIR, IPQ, SANDISK, MARKVISIO, SAMSUNG, DANE-ELEC, TRANSCEND, SONY e LG. Pelo menos em minha cidade, essas eram as marcas mais populares nas lojas de Informática, é obvio que existem outras dezenas ou centenas de marcas.

DSC00815

Então resolvi fazer um teste pratico e simples sobre esse assunto com os meus próprios pen-drive, veja os modelos:

  • CORSAIR VOYAGER 16GB
  • KINGSTON DATATRAVER DT100 8G
  • KINGSTON DATATRAVER DT100 2GB
  • LG GOLD 1GB
  • DANE-ELLEC 8GB
  • TRANSCEND 2GB
  • SONY 2GB

Continue lendo a postagem para ver qual foi o resultado desse SUPER teste.

Teste de Aparência

Primeiro teste, aparência e qualidade do produto externo.

CORSAIR ficou em primeiro lugar, com uma capa emborracha e lugar para colocá-lo no anel do chaveiro, a capa de borracha serve muito bem para proteger das chaves, e impedir que eventuais quedas danificarem o produto, sendo que essa característica também se encontra nos pen drives da MARKVISION, que não foram testados nesta matéria.

O da LG é dourado (ouro), ficando sempre com marca de dedo e muito fácil de arranhar. Todos os outros são de plástico duro, mas visualmente o DANE-ELLEC e o da SONY parecem ter um material melhor, um plástico mais durável. O TRANSCEND e o KINGSTONE são os mais secos e frágeis.

Teste de Performance

a1a1a1

TRANSCEND 8GB com leitor biométrico, custa em média R$ 250,00

Transferi um vídeo no formato DIV-X de 700MB para dentro de cada pen drive (o mesmo vídeo para todos), com tamanho suficiente para caber em todos por causa da suas capacidades diferentes. Em cada um deles usei o meu notebook:

  • SONY FW 460JT
  • Intel Core 2 Duo
  • 8GB RAM

Para cada cópia de arquivo fiz a reinicialização do PC, a cronometagem foi feita com meu iPod, para ter certeza que estaria fazendo certo. Depois usei uma pasta com 650MB de arquivos variados, em um total de 343 arquivos na maioria .DOC e .PDF.

No início achei que não haveria diferença na transferência de arquivos do mesmo tamanho. Porém, para minha surpresa houve sim. O arquivo DIV-X foi transferido quase na metade do tempo, mesmo sendo 50MB maior que a pasta com os diversos tipos de arquivos. O tempo de transferência cronometrado foi:

  • PASTA 650BM = 3m e 05 segundos.
  • DIV-X 700MB = 1m e 41 segundos.

A grande diferença está na reinicialização do PC, pois caso você não faça, o Windows memoriza o tempo que ele irá gastar para essa transferência e a faz mais rápido por esta informação já estar em seu cash. Por isso tive que reiniciar meu PC até esse momento umas 20 vezes, para que nenhuma destas informações ficasse em meu PC.Quais foram os mais rápidos?

  1. CORSAIR – T/M 2:25 minutos
  2. LG – T/M 2:34 minutos
  3. Todos os outros tiveram tempo médio maior de 3 minutos.

DSC00814

Programa de teste de transferência de arquivos para memórias flash.

Programa Utilizado

Para os testes a seguir, utilizei o programa Check Flash, disponível no superdownloads e no baixaki.

Segundo o programa Check Flash o SONY ficou com a pior taxa de transfêrencia: 16MB/s.

O LG, DANE-ELLEC e o CORSAIR, Com media de 30 a 35MB/S

Fabricantes

O KINGSTON é fabricado pela TOSHIBA, foi o único que tive coragem de abrir.

1111111

Mas sei que a outros modelos da própria KINGSTON que são fabricados pela SAMSUNG. O SONY é na verdade SAMSUNG e o LG usa chip PHILIPS. A CORSAIR não consegui descobri seu fabricante, que certamente não é do rotulo.

Há uns dois anos, li uma matéria na INFO.EXAME. Perguntando por que a própria KINGSTON não fazia suas próprias memórias flash, a resposta foi que se ela fabricasse colocaria automaticamente no mercado vários concorrentes.

Afinal acho que a marca importa sim, mas deve levar em minha opinião peso seis. Lembrando que este foi apenas um teste prático sobre pen drive e não um teste de laboratório, tanto que usei meus próprios pen drives. Cada um com a sua própria capacidade.

Acesse também esse link e veja outro teste semelhante ao que fiz porem com 21 marcas diferentes.

http://www.testfreaks.com/blog/review/usb-flash-memory/usb-flash-drive-comparison-21-tested-and-compared/

Meu KINGSTON é original?

Devido à grande quantidade de vendas desse modelo, aumentam muito mais as chances desse pendrive ser falsificado. Por esse motivo, eu vou dar algumas dicas para não ser enganado e diferenciar o original do falsificado:

1. A Kingston não fabrica pendrives OEM. Portanto, comprar o produto (supostamente novo) sem embalagem é pedir pra ser enganado.

2. O blister dos pendrives Kingston são fechados a vácuo. Isso significa que você pode precisar de uma tesoura ou algo do tipo para abrir a embalagem. Se ao tentar abrir sua embalagem, você perceber que conseguiu abrir com muita facilidade, desconfie!

3. No verso da embalagem, você encontra instruções de uso do seu pen drive. Essas instruções aparecem em diferentes idiomas, e devem obrigatoriamente estar em Português também. Se a embalagem mostra Instruções em um idioma só, ou não tem instruções em Português, seu produto provavelmente é falso.

4. Finalmente, se ainda restarem dúvidas, entre no site de verificação de pen drives originais Kingston.

Related Posts with Thumbnails
  • Vinícius Guimarães

    Achei muito interessante esses teste com os pen drives! Sempre reparei em variações de velocidade na tranferência de arquivos para o pc e vice-versa. Parabéns Guanabara, TODO o site excepcional !!!

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 4:12 am
  • Danillo Maciel, 20 anos, Poá-SP

    não sabia que vocês estavam realizando testes, gostei bastante, valeu Marcelo Mendes.

    PS: O pior é o meu mp3 abençoado que demora muito na transferência de arquivos (ex:guanacast).

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 6:38 am
  • Muito boa matéria, é bom mesmo pra ficar de olho na hora de comprar um.
    Seguindo a mesma linha eu gostaria de saber sobre antivirus para pendivre, no momento eu uso o Avast pois foi o melhor que achei. Alguém recomenda mais algum?

    [Responder]

    Marcelo Mendes Respondeu:

    @Raphael Ferreira 21 Anos Poá-SP, Raphael, em breve estarei fazendo uma materia sobre programas para pen-drive, falarei sim de um anti-virus, mas até o momento não sei recomendar um..Obrigado pela participação.

    [Responder]

    Brenno Emanuel | 15 anos | Brejo Santo CE Respondeu:

    @Raphael Ferreira 21 Anos Poá-SP, Que eu saiba o avast não é instalável em pendrive, se você quiser um que fique dentro do gadget recomendo o mxone ou clamwin.
    Mas se você quiser um antivírus que fique no PC e remova pragas do acessório, aí é mais complexo, o olhardigital recomenda o avast!.
    Espero ter ajudado.

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 7:55 am
  • Antonio Balbino - 23 anos - Vitória de Santo Antão - PE

    Ótima matéria mendes gostei muito principalmente da maneira como você explicou todo o teste, sem muita teoria e sim pratica parabéns!!!!

    [Responder]

    Marcelo Mendes Respondeu:

    @Antonio Balbino – 23 anos – Vitória de Santo Antão – PE, Obrigado pela participação..

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 8:12 am
  • Nogueira

    Post pago por alguém da CORSAIR detected

    [Responder]

    Gustavo Guanabara Respondeu:

    @Nogueira, nossa! Quem dera que alguma empresa PAGASSE alguma coisa por aqui… O que você leu é a constatação do nosso editor, Marcelo Mendes!
    Se você tem alguma outra experiência, compartilhe conosco! É assim que o Guanabara.info funciona!

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 8:49 am
  • Rodrigo Rodrigues

    Hum, bem útil…
    Mas, prefiro esperar pelos 3.0 =)

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 9:33 am
  • Já vi um Kingston falso, ao comparar com o meu original, o material do falso é de muita má qualidade…

    Eu gostaria de sugerir mais comparações como essa, inclusive entre celulares, video games e outros eletrônicos.

    Parabéns pelo mega artigo Marcelo!

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 10:17 am
  • Bom dia galera!
    Muito bom esse lance de testes, unboxing e reviews também, faça mais disso Guanabara mas com essas características do site que só nós temos!
    Esse lance de pen drive é ‘punk’, tenho um Sony extamanete com as características citadas aqui e já comparei (de forma amadora mesmo) com vários outros equivalentes e fiquei muito decepcionado, até pensei que tinha sido enganado (pirata) mas não, o bicho que é ruim mesmo!
    Muito lento e esquenta p/ cacete!
    Abraços

    [Responder]

    MarceloMendes Respondeu:

    @Fabio Lima | 29 anos | Paulínia – SP, É isso ai Fabio, faremos outros com certeza, o que voce acha review do PS3 e o X-BOX ??? ou NOTEBOOK e PC ??? Mande sua sugestão para proximos post. Obrigado. Marcelo Mendes.

    [Responder]

    Bruno Fernandes - 19 anos - São Luis - MA Respondeu:

    @MarceloMendes,

    Ps3 / x box , eu apoio ;)

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 10:23 am
  • Eu tenho um Kingston desse aí, preto.

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 11:48 am
  • Carlos Roberto (Firefox Jr) - 21 anos - Xerém - Duque de Caxias - RJ

    Pelo que eu aprendi nesse post não é a Kingston que fabrica suas próprias memórias flash!!! Então a fama da Kingston é por causa da “Toshiba e da Samsung” =O!!! Não entendo o pq da Toshiba e da Samsung não fabricarem seus próprios pendrives… Iria dar lucro já que são tão bons! Pelo menos “eu” nunca ví dessas marcas….

    GUANABARA, QND PUDER ME RESPONDA SE CHEGOU O MEU E-MAIL COM A RESP. DAQUELA PROPOSTA SUA (Pode ser por aqui se quiser)!!! EU REENVIEI DUAS VEZES IGUAL VC PEDIU!!! SE QUISER EU REENVIO NOVAMENTE…. QUALQUER COISA >>> firefox.junior@hotmail.com VLW!!!

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 1:00 pm
  • Uhull, Gostei bastante da materia, vou comprar um pendrive agora e isso me ajudou mt

    Otima postagem. Obrigado

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 1:31 pm
  • Anderson Batata - 16 - São José dos Pinhais PR

    Wow! Otima materia ja vou ver se o meu é falsificado. XD

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 2:10 pm
  • Lucas Basso (cabaço) - 23+1 - Guará II - Distrito Federal

    Guanabara, esse notebook da foto é o seu ?

    [Responder]

    Marcelo Mendes Respondeu:

    @Lucas Basso (cabaço) – 23+1 – Guará II – Distrito Federal, Lucas, essa matéria foi escrita por mim, Marcelo Mendes. o notebook é meu, comprei no dia das crianças… foi a unica justificativa que arrumei para minha mulher…

    [Responder]

    Bruno Fernandes - 19 anos - São Luis - MA Respondeu:

    @Marcelo Mendes,

    eurii***

    bela desculpa = )

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 2:16 pm
  • Caraca, muito interessante!

    Eu tenho 4 pen drives Kingston e nunca tive coragem de comprar algum de outra marca.
    Até porque, não tenho o que reclamar deles.
    O mais antigo de todos, tem 2 anos e meio e até pra máquina de lavar já foi!

    x D

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 6:55 pm
  • Marcus Vinicius, 19 Joinville -SC

    Tenho um Kingston que teoricamente é pra ter 8GB porém ao colocar arquivos maiores que 1GB, esses arquivos são corrempidos.

    PS. segue abaixo a imagem do meu pendrive, detalhe observem as diferenças entre o pendrive original acima, as diferenças são evidentes.

    http://picasaweb.google.com.br/marcusmvloo/PenDrive#5428979929291832674

    [Responder]

    janeiro 20, 2010 @ 9:46 pm
  • Diogo Sodré - 17 Anos - St. Petesburg, FL/US

    Rapaz vale a pena avaliar a originalidade dos drives… Pois infelizmente no Brasil 99% dos drivers são falsos…

    [Responder]

    janeiro 21, 2010 @ 12:13 am
  • Fabricio Gomes

    De fato possuo 4 pen drives, sendo 1 deles o Corsair Flash Voyager HT 4 GB. Já tive também um outro Corsair de 1 GB que queimou ao ser colocado numa USB Frontal que um infeliz conectou seus cabos errados. O pen Drive da Corsair é muito veloz mesmo. Esse HT que possuo chega a fazer cópias 5 ou 6 vezes mais rápidas que um da Kingston e outro da SanDisk que possuo. O falecido de 1 GB também era mais veloz, e foi por isso que comprei este de 4 GB quando ele morreu. Já deve ter uns 3 anos comigo e tá aí firme e forte. Já tive um Kingstons de 4 GB falsificado, que não aceitava arquivos grandes… um arquivo de mais de 100 megas seria certamente corrompido. Fiquei com ele 1 semana e joguei no lixo. A embalagem era de péssimo acabamento (aquela branca e lilás) via-se claramente que não era original, e o seu led era vermelho, quando todos os que vejo são de led verde.

    [Responder]

    janeiro 21, 2010 @ 9:00 am
  • Meu KINGSTON é original tabem,

    [Responder]

    janeiro 21, 2010 @ 2:50 pm
  • Eu acho !!!

    [Responder]

    janeiro 21, 2010 @ 2:51 pm
  • Bruno Fernandes - 19 anos - São Luis - MA

    CAra , eu ja vi muita gnt reclamando desses da KINGSTON , que esculhamba rapido , que da erros de volume etc . . .

    [Responder]

    janeiro 22, 2010 @ 3:38 pm
  • Alexandre

    Favor corrigir onde diz “informação já estar em seu cash”, a palavra correta é cache e não cash.

    [Responder]

    fevereiro 10, 2010 @ 2:23 pm
  • Igor

    Muito interessante a matéria!! Coisas do dia-a-dia que a gente nem percebe. Você sabe como fabricar um pendrive ?

    [Responder]

    março 4, 2010 @ 9:23 pm

Comentar