Camisetas Guanabara.info !! Garanta já a sua!

As dez melhores Linux distros para netbooks (segundo os outros)

Categorias: Linux, Notícias, Software

15 comente
MSI Wind U100 black

MSI Wind U100 black

Os netbooks hoje em dia são os queridinhos do mercado de hardware: pequenos, leves, ágeis e principalmente baratos. Num mercado que sofre com a crise global, o aumento das vendas de netbooks são um refresco.

Dei uma olhada no site da Amazon, e achei que, dos 25 itens mais vendidos na categoria de Hardware de PC, temos 5 notebooks, 3 monitores, 1 desktop (o Mac Mini), 1 Internet Tablet (o N810) e nada menos do que 14 netbooks, sendo que os 6 primeiros lugares são ocupados por netbooks da Asus e da Acer. Muitos usuários estão se dando conta de que não precisam do último processador da Intel ou AMD, trocentos gigas de RAM e terabytes de HD para serem felizes. Eu, em particular, considero bom. Consumismo é bom se for feito com moderação. Consumismo desenfreado leva à ruína e ao vazio.

Inicialmente, os primeiros vieram com Linux instalado, como o Asus eeePC 700 (Xandros), o HP 2133 e o MSI Wind U100 (SLED). Outros saíram com o Windows XP, sistema que é sabidamente arcaico e ultrapassado (*), além de não ser otimizado para uma tela pequena e poucos recursos. A coisa chegou ao ponto da Asus virar a casaca, vender-se a Microsoft (assim como alguns falam da Novell), e agora faz até propaganda contra o Linux em netbooks. A maioria dos fabricantes dá a opção do Linux para os netbooks, mesmo que tenha menos popularidade (coitados dos usuários).

Mas a comunidade resolve dar um jeito, e como qualquer um pode fazer a sua própria distro, então… Existem várias distros focadas em mini-notebooks, de tela pequena e poucos recursos. Na ZDNet UK tem um artigo onde estao listados 10 dessas distros. Aqui vai a lista:

  1. Eeebuntu – otimizado para o eeePC, baseado no Ubuntu.
  2. OpenGeeeU – desconheço.
  3. Mandriva – fusão da Mandrake com a Conectiva, bla bla bla…
  4. Puppy Linux – Uma das mais leves, e um tanto quanto antiga.
  5. OpenSuse 11 – versão livre do Suse Linux Enterprise Desktop.
  6. gOS Cloud – foco nos netbooks, mistura aplicações no netbook com online.
  7. CrunchEee – baseada no Crunchbang, que é baseada no Ubuntu. Também desconheço.
  8. Slax – baseada no Slackware.
  9. Debian – algo em torno de 20.000 pacotes é um diferencial, não?
  10. Fedora – essa eu conheço bem.

O artigo é interessante, mas é curioso não citar o Easy Peasy (o novo nome do Ubuntu Eee) e o Ubuntu Netbook Remix, que tem foco nos netbooks. Se bem que a questão de qual distro rodar, é muito subjetiva, e o objetivo da lista é orientar o pensamento do possível leitor, que quer libertar-se do Uíndous, começando pelo netbook. Tem gente que instala no seu netbook o FreeBSD, o Mac OS X, Android… Alguns instalam até Windows! Mas o que é importante, é testar, ver e escolher uma. A maioria das distros acima detectaram todo o hardware do netbook, salvo alguns micros específicos, e algum hardware específico. É por e experimentar.

Fonte: ZDNet UK e BR-Linux.org.

(*) O Windows XP saiu em julho de 2001, gente. São 3 Service Packs e 8 anos de idade, o que é assustador em termos de mercado. Estou ou não certo?

Related Posts with Thumbnails
  • Digogs

    Primeiro, heheheh tomaaaaaaa

    [Responder]

    junho 11, 2009 @ 9:58 pm
  • Giancarlo Alfieri

    Estava contente com o Kubuntu no meu EeePC 701. Mas o KDE 4.1 estava me dando nos nervos.
    Quando estiver com tempo vou tentar o Debian Lenny. Menos serviços ativos, KDE 3.10 (mas acho que vou partir do Gnome mesmo).

    [Responder]

    sidney Respondeu:

    @Giancarlo Alfieri,

    bom eu instalei no meu netbook o ubuntu 10.10 netbook remix um so feito para netbook
    tenta baixar ai vc vai ver que é bom no meu net ta rodando redondinho

    [Responder]

    junho 11, 2009 @ 11:04 pm
  • Natanael || Divinópolis-MG || 18 anos

    Post muito bom!!!
    adorei o sarcasmo…

    Meu notebook comprei com linux, nao o uso muito pq sou muito dependete de programas da adobe….mais pelo menos é mais barato

    [Responder]

    junho 12, 2009 @ 9:40 am
  • Muito bom!!

    O poder de processamento desses netbooks está aumentando cada vez mais. Um dia desses mesmo vi um amigo meu, com um netbook (não lembro quais configurações, +/- 1.6 – 20GB – 1G ) rodando o ubuntu. Simplesmente, ele estava rodando no vmware de duas a tres VM. :P E com um desempenho relativamente bom.

    Muito show de bola!! E se fosse o Windows …?? :lol:

    [Responder]

    junho 12, 2009 @ 11:11 am
  • Não tenho notebook.
    Não tenho linux.

    Vou falar o quê?

    [Responder]

    junho 12, 2009 @ 11:36 am
  • Bem por fora, em netbooks não vale a pena usar distros completas (desktops), existem muitas distros feitas para portáteis como o Moblin, XandrOS, Ubuntu Netbook Remix e JoliCloud, entre outras.

    [Responder]

    junho 12, 2009 @ 1:14 pm
  • Guilherme Rodrigues | 18 anos | Iracemápolis-SP

    Não tenho notebook.
    Não tenho linux.

    Vou falar o quê?[2]

    muita gente usa, como eu não uso,vamos aplaudir o post !! ;)

    [Responder]

    junho 12, 2009 @ 6:36 pm
  • nilsantana

    comentar pra fazer volume é tão sacal…. :(

    Eu até me interesso pelos netbooks , mas tenho muitas duvidas sobre a relação custo x beneficio, isso ainda não é muito claro pra mim…

    [Responder]

    junho 12, 2009 @ 9:13 pm
  • Temos também o xPud e o SliTaz, que são ótimas micro-distros, sendo que a primeira foi feita com foco nos netbooks.

    [Responder]

    junho 12, 2009 @ 9:42 pm
  • Bruno, essas eu n conheço, depois quero ver. Mas tem o TinyCore, q eu estou bem curioso em ver… 30 Mb c/ interface gráfica! Deve ser o bicho. :D

    nilsantana, se você pensar unicamente em preço, você vai comprar um notebook “normal”. O netbook é mais leve, menor, a bateria dura mais e tem menos poder de processamento, na maioria dos casos. No meu caso, é perfeito, vai comigo p/ o trabalho s/ fazer peso na pasta. Mas tem q se pensar se compensa.

    Xará, eu n mexi ainda c/ VMs no meu Wind (embora tenha o Virtualbox instalado), mas sei q vídeos Quicktime em 720p ele toca mal pacas. :(

    Giancarlo, n posso opinar muito sobre KDE, mesmo pq eu uso Gnome. Mas há quem diga q o Gnome é + apropriado p/ netbooks pq tem menos “poluição” nas janelas. É q a fama do KDE é q os desenvolvedores colocam um radio button em tudo q é espaço vazio… :) Mas eu vi o KDE4, achei muito diferente, diferente até d+. Talvez o KDE 3.5 resolva o seu problema.

    [Responder]

    junho 12, 2009 @ 11:28 pm
  • Cade o ubuntu ae e o BigLinux OMG rsrs

    [Responder]

    junho 13, 2009 @ 2:41 am
  • Também…

    Não tenho notebook.
    Não tenho linux.

    Vou falar o quê?[3]

    Vou só parabenizar pelo ótimo post.

    [Responder]

    junho 17, 2009 @ 2:57 pm
  • Joao Vitor Arruda I 13 anos I Fortaleza-CE

    Cara vai comprar um mac book ou um mini9 da dell, fica com historia de linux ai credo

    [Responder]

    junho 18, 2009 @ 9:14 am
  • Realmente o slax para quem gosta de além de um desktop simples ter o total prazer de desbravar profundamente o linux, assim como seu pai slackware…
    Recomendo mesmo! tenho ele em meu note e é show de bola, trabalho com programação para aplicativos desktop em java e realmente o slax me proporciona um melhor desempenho com relação em desempenho….

    [Responder]

    março 17, 2010 @ 8:49 am

Comentar